Translate

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Carpornis melanocephala: uma joia na Rebio Duas Bocas.

 Estivemos novamente na Rebio Duas Bocas, na vizinhança da reserva, percorrendo a estrada marginal.

Novamente fomos privilegiados com o avistamento de dois machos do Sabiá pimenta, o Carpornis melanocephala.

Antes vamos relembrar quem é essa figura! Trata-se de uma ave endêmica do Brasil e da Floresta Atlântica, ocorrendo desde o estado de Alagoas até o Paraná. É uma ave rara e ameaçada pois grande parte de seu território, a mata atlântica da baixada, foi derrubada. Esse Carpornis faz um contraponto com o outro , o Carpornis cucullata, o Corocochó que habita as serras e geralmente uma altitude mais elevada na floresta atlântica.

Nosso Sabiá pimenta, também recebe o apelido de Coxo nos estados nordestinos.


O Belíssimo exemplar, fotografado ontem dia 8 de janeiro de 2024 na estrada marginal à Rebio Duas Bocas em Cariacica.ES.

São componentes da família Cotingidae, os famosos Cotingas, sendo portanto, parentes das Arapongas e dos Anambés. Isso sem falar nos Pavós, Tesourinhas e outros! É uma família muito importante na sociedade empenada e além desses citados, tem muitos outros parentes importantes!


A mesma ave, dessa vez, pousando em uma imbaúba das proximidades.






Minha relação com essa ave nesse local, a Rebio Duas Bocas, é bem antiga, pois conheço a reserva desde 1986 e foi no ano de 1987 que eu a registrei pela primeira vez. Creio que esse fato é digno de importância, pois nós, enquanto observadores de aves, somos muito tocados pela ideia de extinção das espécies e então, desejamos muito que nossas aves sejam todas poupadas desse fenômeno da  extinção.

Pois bem, a Reserva em questão, é uma excelente refugio para nossas espécies florestais, mas, trata-se de uma reserva pequena. Sua área registrada e preservada é de 3.000 hectares, e no seu entorno, podemos concluir, pelas imagens do Google Earth, que temos outros 4.000 hectares contínuos à área da reserva, pertencentes a particulares. Resulta daí que no total são cerca de 7.000 hectares de matas protegidas.

Não conhecemos as exigências ecológicas da espécie quanto à área mínima para cada casal sobreviver, mas concluímos que, se pelo menos desde 1987 a espécie continua em Duas Bocas, é sinal de que se acha realmente protegida e, de fato, tem conseguido se manter nos mesmos locais que há registramos tantos anos atrás.


Recentemente, no mês de Dezembro p.p., durante o evento promovido pela Rebio com observadores de aves, foram registrados cinco indivíduos na mata primária da reserva.






Percorrendo a estrada marginal, já observamos que a distância entre dois indivíduos cantores, nessa estrada é algo em torno de 1,5 km.


Nesse mapa do Google Earth, pode ser verificada a expansão da área florestal ligada à Rebio Duas Bocas. A distancia norte -sul dessa imagem de florestas, alcança 9,9 Km. e a distancia leste -oeste alcança 7,8 Km. Temos então, uma área florestal de 77 Km2. Ou seja, a  área exclusivamente florestal alcança 7.700 hectares. Isso sem contar os inúmeros fragmentos pequenos que podem ser vistos na imagem. Nosso calculo abrange apenas a área continua de floresta. Porém, é obrigatório informar que, em nossas atividades nesses anos todos, nunca vimos esse Carpornis em área de capoeira ou capoeirão! Parece tratar-se de um pássaro exclusivo da mata alta. Essa exigência ecológica, dificulta ainda mais sua preservação em nossa mata atlântica!

Abaixo, reproduzimos o mapa da distribuição da espécie segundo o Wiki Aves:

fonte: WIKI AVES: www.wikiaves.com.br


A área mais ao norte representa a Estação Ecológica de Murici em Alagoas, onde a espécie também é registrada. Na grande área ao sul, são as regiões do leste de São Paulo e Norte do Paraná onde se concentra, talvez, a maior população remanescente de nosso Sabiá Pimenta. E nos pontos vermelhos do Esp. Santo, temos as populações de Duas Bocas mais ao sul e a área das reservas da Vale e Sooretama mais a norte. A Bahia também concentra uma boa população remanescente da espécies nas reservas do Estado.

Portanto, temos esperança de que essa magnifica cotinga, consiga escapar da extinção.

Muito obrigado, pessoas que nos visitam!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!