Translate

domingo, 6 de novembro de 2022

A Canela branca, Nectandra membranacea, uma "lanchonete" para as aves!

 Finalmente consegui a identificação de uma árvore muito especial que encontramos em Duas Bocas, mas também em outros locais como em Chaves!

Trata-se de uma árvore que fornece uma abundante quantidade de frutos para as aves! Tucanos, araçaris, periquitos, sabiás, arapongas e outros visitam essa árvore quando está pejada de frutos!

Sabia que era uma laurácea, uma canela, mas não conseguia identificar qual a espécie. Um biólogo conhecido contactou um especialista no assunto e nos informou: Trata-se da Canela branca, ou Canelão em alguns lugares, a     Nectandra membranacea.


A Canela branca fornece abundante alimentação abundante para as aves.

Mas as aves não esperam as frutas amadurecer!

Invadem tudo e comem os frutos até verdes!







Não é uma árvore muito grande! Os exemplares que vimos, alcançam uns 15 metros de altura, mas, já vimos uma dessas árvores com altura maior que isso.
Essa árvore é uma pioneira, sempre a vimos em lugares chamados de capoeirões, são lugares de mata secundária, isto é, onde foi derrubada a mata original e a mata quer voltar! Através da sucessão vegetal à medida que o tempo vai passando, a mata vai voltando e aumentando de altura e densidade.


A árvore é bonita, mas não apresenta um aspecto uniforme.
Existem exemplares mais altos e com o tronco mais grosso. Alguns populares chamam essa árvore de "canela caruncho", numa alusão aos sulcos (?) que algumas dessas aves apresentam em seu tronco.,













As frutinhas dessa canela são muito apreciadas pela avifauna.















As frutas, verde e seca.















As folhas da árvore.














Pesquisando a distribuição dessa árvore, a Nectandra membranacea, encontramos no site da Embrapa, muitas informações sobre essa árvore incrível:


Nos aspectos ecológicos, confirmamos o que já tínhamos observado: trata-se de uma espécie pioneira, mais encontrada em capoeiras e capoeirões! 
Segundo o portal no site da Embrapa, a distribuição dessa árvore ocorre no Mexico e no Brasil. Ocorre no Brasil, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas, certamente sua distribuição deve ser mais vasta alcançando outros estados, necessitando apenas mais estudos.

Aqui no Espírito Santo, já localizamos essa canela nos municípios de Santa Leopoldina, na localidade de Chaves, em Cariacica nas proximidades da Reserva de Duas Bocas e também no município de Ibiraçu.

Agradeço às pessoas que nos visitam! Este artigo sobre a canela, creio ser importante devido ser uma fonte de alimentação ´para nossas aves, principalmente aves maiores e frugívoras como os tucanos e os anambés.

Valeu pessoal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!