Translate

domingo, 20 de novembro de 2022

A passagem do MAÇARICO DE ASA BRANCA, por Vitória!

 Todos os anos, quando se aproxima o inverno no hemisfério norte, muitos maçaricos migratórios dirigem-se para o sul fugindo do frio. Nessa longa rota migratória, de mais de 10.000 km., algumas vezes temos a sorte de encontrar algum desses viajantes transcontinentais!

Esse fato, já documentado por nós algumas vezes aqui nesse espaço, teve mais um episódio hoje, dia 20 de novembro. Estivemos na Ilha do Boi, bairro aqui de Vix circundado pelo oceano atlântico, e, encontramos esse maçarico, já nosso conhecido de verões passados!  Ele escolheu para forragear, o local das pedras próximo à praia do Nenel, de onde se divisa ao longe o porto de Tubarão. Com vocês, Tringa semipalmata, também conhecido como Maçarico-de-asa-branca, para os amigos!


Esse belíssimo maçarico pode ser considerado grande se comparado a outros visitantes que já vimos por aqui como o maçarico pintado, o maçarico rasteirinho ou o maçarico de sobre branco. Essa ave tem um comprimento médio variando entre os 33 a 41 cm. e pesa entre 173 e 375 gramas segundo o Wiki Aves.



Nas pedras da beira mar, onde inúmeros seres marinhos se alojam, incluído aí algas marinhas, sururus, ostras, caranguejos, etc. Esses maçaricos gostam de ficar explorando esses locais à cata de alimento.






Vasculhando o fundo procurando comida!








 Próximo a um "amigo" vira pedras e em um momento de descontração e descanso!








Simpático e confiável!




















Algumas vezes, porém, essa simpatia termina por causar ciúmes em colegas presentes no lugar!












No site Wiki Aves, que é considerado como a Enciclopédia on-line das aves brasileiras, e, talvez, nosso "museu virtual" mais conhecido, encontramos até hoje, 20.11.2022, um total de 53 fotos dessa ave aqui no Espírito Santo, sendo 45 somente na ilha do boi! Portanto, não se pode dizer que encontra- lo por aqui seja muito comum, mas, superior aos registros mais austrais como do Rio Grande do Sul (20 registros) Santa Catarina (51 registros) São Paulo (12). Mas no Rio de Janeiro são 186 fotos, inclusive fotos de bandos maiores.

A plumagem desse individuo fotografado hoje, é a plumagem de descanso reprodutivo, mas existem registros no Wiki Aves, com fotos feitas no mês de março, em que as aves ja aparecem com sua plumagem reprodutiva!

Terminamos o relato dessa visita agradável de hoje, agradecendo todas as pessoas que nos honram com suas visitas!

Muito Obrigado!




Um comentário:

Muito obrigado pela visita e comentário!