Translate

sábado, 19 de novembro de 2022

Falcão peregrino em prédio de Vitória-ES.

 Por alguns dias neste mês de novembro de 2022, moradores do bairro Bento Ferreira aqui em Vitória, tiveram a companhia de um visitante de verão, famoso e distinto! Trata-se do Falcão peregrino, Falco peregrinus, individuo migrante que todos os anos, à medida que se aproxima o inverno no hemisfério norte, migra para o sul, à procura de lugares mais quentes para passar seus dias.


O Falco peregrinus, pousado na estrutura de ar-condicionado de um prédio em Bento Ferreira.


Registrar esse falcão em Vitória, não é novidade.

Em consulta ao site do Wiki Aves, pudemos ver que na última temporada, de 2021 para 2022, esse falcão foi registrado pelo menos oito vezes em pontos diferentes da capital.






O Hábito da espécie de empoleirar em estruturas de ar-condicionado dos prédios já tinha sido notado há muito tempo! Em relatos antigos, jornais do Rio de Janeiro fizeram referência a um certo "gavião da Mesbla", referindo-se ao falcão que se empoleirava no prédio da antiga loja Mesbla no centro do Rio. Na ocasião, surgiu também a explicação para esse fenômeno: a ave, migratória, e longe de seu habitat natural que seriam as montanhas no Canadá. servia-se dos prédios como uma forma de lembrança de suas pousadas anteriores.

O Falcão peregrino é ave que pode ser encontrada em todos os continentes, com exceção da Antártida. A Fêmea é bem maior que o macho, o que é bem típico em aves de rapina.

É um exímio caçador, principalmente de aves. Mas já o vimos caçando morcegos no crepúsculo!
É considerado o animal mais rápido do mundo. Em seus mergulhos de caça, afirma-se que sua velocidade pode chegar a mais de 300 km por hora!


Agradecemos a todas as pessoas que nos honram com suas visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!