Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2022

TRÊS AVES AMEAÇADAS VISTAS NO BIG DAY OUTUBRO/2022

 Dia 8 de outubro recente tivemos o BIG DAY OCTOBER 2022. Nossa equipe trabalhou nas trilhas da mata da Reserva biológica de Duas Bocas, Cariacica, próximo aqui de casa cerca de 35-40 km. Identificamos 152 espécies, algumas raras. Dentre essas "avis raras", separamos para comentarmos sobre algumas delas.


Myrmotherula minor, a Choquinha pequena é uma pequena ave passeriforme da família Thamnophilidae. Seu nome científico significa: "o menor dos pequenos caçadores de formigas". Trata-se de uma avezinha que mede comumente 9 cm. de comprimento, sendo o macho de cor escura chumbo e a femea pardacenta!

É considerada pela IUCN como ameaçada e colocada na categoria de VU, de vulnerável.

Essa avezinha alimenta-se de insetos que encontra nas folhas das árvores. Frequentemente, segue bandos mistos de aves que perambulam pela mata á procura de alimento.



Nesses bandos mistos, essa choquinha obtêm vantagens e proteção, pois além de ficar com os insetos menores espantados das aves maiores, ela fica relativamente segura já que é menor e com isso menos visível a potenciais predadores.

Esse espécime que fotografamos estava na trilha dentro da mata primária da Reserva de Duas Bocas, no sub-bosque em arvores mais baixas, de uns 6 metros de altura. Lembrando que nesses locais as árvores geralmente possuem mais de 30 metros de altura e fazem com que o sub-bosque seja permanentemente sombreado, o que, naturalmente ajuda as espécies como essa choquinha.

Já havíamos registrado essa choquinha também na estrada marginal, em local de mata secundária, mas sempre no sub-bosque sombreado da mata.

Aparentemente as ameaças para essa choquinha são ligadas todas ao desmatamento. É uma ave pequena e naturalmente rara, habitante do sub-bosque sombreado, habitat esse somente encontrado em matas altas, tanto primárias quanto secundárias pouco alteradas. Aliando-se a isso sua relativa restrita distribuição, tem-se um quadro ameaçador.



Registros de Myrmotherula minor conforme o site Wiki Aves.

A espécie já foi registrada do sul da Bahia até São Paulo.


















Essa ave ao lado, uma foto ruim, mas assim mesmo importante pelo registro da espécie, rara também, retrata a Choquinha chumbo, Dysithamnus plumbeus.

Como a Choquinha pequena, essa ave da família Thamnophilidae, está ameaçada devido aos mesmos fatores: a espécie é naturalmente rara e restrita a determinados tipos de mata, que, infelizmente estão sob constante risco de desmatamento. Seu nome científico significa: "pássaro do arbusto com plumagem cor de chumbo". Na informação do Wiki Aves.



A femea da Choquinha chumbo possui a cor parda esverdeada, apresentando, como o macho também, pequenas maculas brancas na asa.

É maior que a choquinha pequena, atingindo um comprimento de 13 cm. e ocupando mais ou menos os mesmos habitats. 

A ameaça dessas duas choquinhas, parece estar ligada ao estado das matas altas das baixadas ou das encostas baixas, muito mais ameaçadas que as matas das encostas mais altas. Essas matas de encostas mais altas, são mais inacessíveis e, também, impróprias para a agricultura, o que acaba favorecendo a preservação de sua fauna, já que são mais poupadas do desmatamento.



O Sabiá-pimenta, Carpornis melanocephalus é uma ave já diversas vezes citada aqui nessas páginas.
Conhecemos essa espécie nesse local há pelos menos 34 anos!
Em nosso BIG DAY agora em outubro, essa ave, junto com a araponga, Procnias nudicollis, foram as duas únicas Cotingidae registradas!
Notamos a falta do tropeiro da serra, Lipaugus lanioides nesses locais, cuja altitude é de cerca de 550 metros.

Como observadores e amantes das aves, preocupados com sua preservação, não podemos deixar de informar esse dado: conhecemos essa mata primária de Duas Bocas desde 1988, junto com o Sr. Álvaro Ribeiro, um dos fundadores dessa reserva! Nessas ocasiões, munido de binóculo DFV Nacional 8x30, registramos a presença dessas três cotingas na trilha. Acreditamos que o Lipaugus ainda deva ocorrer nesses locais, apenas não vocalizou nesse dia do Big Day. Toda a área florestal em questão, uns 5.000-6.000 hectares de matas segundo nosso cálculo feito por meio das imagens utilizando o Google Earth, certamente propicia condições de sobrevivência a esses cotingideos no lugar! e no caso do Sabiá-pimenta, nós que o conhecemos primeiro aí, há mais de 30 anos, ficamos a imaginar que a ave tem conseguido se reproduzir aí, permanecendo nessas matas até hoje!  Essas aves já eram ameaçadas naquela época da década de 80 do século passado. E para quem o conhece, solto na mata, fica sempre a observação do comportamento dessa ave: uma espécie sedentária, encontrada quase sempre nos mesmos locais ou nas proximidades! Ao contrário da araponga que é muito ativa e pequena migratória!  Isso tudo somente reforça a extrema importância dessa reserva de Duas Bocas e das matas remanescentes de particulares contiguas à essa área florestal.

Ressaltando ainda mais essa importância, lembramos que aqui no Estado do Espírito Santo, o Sabiá-pimenta somente pode ser encontrado nesse bloco florestal de Duas Bocas e no bloco florestal das reservas de Sooretama e da RNV- Reserva Natural da Vale. E, apesar de ser uma ave florestal da Mata atlântica, de baixas altitudes até 700 metros, ela somente foi registrada no Wiki Aves, até esta data, nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.


Mapa dos registros no WIKI AVES, do Sabiá pimenta, Carpornis melanocephalus.


















Assim, terminamos nossas observações sobre essas três aves ameaçadas e que vimos e registramos no dia do BIG DAY de 2022.,


AGRADECEMOS ÀS PESSOAS QUE NOS HONRAM COM SUAS VISITAS: OBRIGADO!!



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!