Translate

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

NOVOS REGISTROS DE "AVES DIFICEIS"

 "Aves difíceis" não é uma denominação preconceituosa! Sim, toda ave é importante, mas algumas, seja pela raridade ou por sofrerem ameaça de extinção, podem ser consideradas como dignas de destaque. Pensando assim, então, passaremos a listar algumas dessas aves, que vimos recentemente, principalmente no último mês.


A Choquinha-pequena, Myrmotherula minor, é uma ave rara e ameaçada pelo desmatamento (WikiAves). Está categorizada como VU, Vulnerável na classificação da IUCN.
Essa foto ao lado foi feita recentemente, dia 8.10.2022 dia do BIG DAY, dentro da mata primária da Reserva de Duas Bocas, em encosta de cerca de 550-600 m. de altitude. Ocorre do sul da Bahia ao Paraná. É uma ave pequena, cerca de 9 cm. de comprimento e seu nome científico significa "o menor dos pequenos caçadores de formigas".



O mesmo individuo da choquinha pequena, fotografada no mesmo dia.

Essa choquinha vive em matas bem preservadas, ocupando o estrato médio, abaixo das copas, na mata sombreada e penumbrosa. Pode seguir bandos de formigas de correição e alimenta-se de insetos. Nesses bandos, essa choquinha muitas vezes é beneficiada pelos insetos espantados pelas aves maiores.







O Surucuá de coleira, Trogon collaris.

Um dos mais belos surucuás, essa ave não está (felizmente!) ameaçada de extinção. Ocorre na maior parte da Amazonia e nas matas de tabuleiro do sul da Bahia e norte do ES. Por essa razão, colocamos essa ave nesse post. O fato de ser uma das "amazônicas" das matas de tabuleiro tem especial importância, pois testemunha uma possível antiga ligação entre essas duas florestas. Como as matas do leste do Brasil estão muito degradadas, seus registros nessa região crescem de importância!
Esse registro foi feito agora no fim de setembro, dentro da RNV- Reserva Natural da Vale, no município de Linhares neste estado do Esp. Santo.





Coxó, Sabiá-pimenta, Carpornis melanocephalus.

Endêmico do Brasil, ocorre na mata atlântica no leste do Brasil. Ocupa as matas de baixada, justamente as mais degradadas da região e por essa razão está classificada pela IUCN como VU, vulnerável.
Espécie exigente, habita matas altas e bem preservadas e por essa razão são poucos os lugares onde sobrevive. No estado do Espírito Santo, ocorre apenas no bloco de florestas da Vale-Sooretama e em Duas Bocas, onde a foto ao lado foi feita recentemente.
Nos últimos dias registramos a ave nos dois locais onde ocorre: na RNV e em Duas bocas.





Em 8.10.2022, no dia do BIG Day, voltamos a registrar essa cotinga.

Encontrado no sub-bosque da mata primária da Reserva de Duas Bocas.

Nesse local, no mesmo dia, registramos a Araponga, Procnias nudicollis, mas não ouvimos e nem vimos o Tropeiro da serra, Lipaugus lanioides.





O Capitão de saíra amarelo, Attila spadiceus é uma ave comum na Amazônia.
Sua inclusão nessa lista é a mesma razão do Surucuá de coleira. Trata-se de mais uma das aves "amazônicas"! 
São frequentes nos estados da Amazônia, mas ocorre também no leste do Brasil, desde o Norte do Espírito Santo até o Nordeste.

Essa foto foi feita na Reserva Natural da Vale, onde essa espécie ocorre, mas não é comum.

Quando está presente, logo é notado devido sua vocalização insistente e alta.







O Poaieiro de sobrancelhas, Ornithion inerme é uma ave de ampla distribuição geográfica, ocorrendo em toda a Amazonia e no leste do Brasil, do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte.
Incluímos aqui na lista, em razão de considerarmos como mais uma ave "amazônica".
Talvez no Estado do Espírito Santo somente ocorra nas reservas contínuas de Sooretama-RNV, pois não é ave comum de ser registrada. Registramos no dia 28 de setembro na RNV- Reserva Natural da Vale.





O Anambezinho, Iodopleura pípra é uma ave considerada pela IUCN como EM PERIGO em sua Lista vermelha das espécies.

Habitante da copa das matas, onde é muito difícil de ser observado, esse anambezinho é ameaçado pela destruição da floresta.

Recentemente fizemos uma postagem sobre a nidificação do anambezinho localizada na Reserva Biológica de Duas Bocas.





Agradecemos a visita das pessoas interessadas em nossas aves!!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!