Translate

domingo, 27 de junho de 2021

Buteo albonotatus, uma sessão de fotos na cidade!

 

Buteo albonotatus, O Gavião-urubu, fotografado hoje 27-06-2021.



Já colocamos neste espaço, alguns artigos sobre esse belo gavião. Antes não tão fácil de se ver, mas, recentemente já o encontramos três vezes! e sempre em áreas urbanas! Hoje, domingo 27 de junho, eis que esse gavião belíssimo ficou por muitos minutos caçando defronte nossa varanda no quinto andar no bairro Jardim da Penha em Vitória, ÉS.

É um accipitrídeo de tamanho médio, com 51 cm. de comprimento e 129 cm de envergadura de asas, pesando em média cerca de 830 gramas. As fêmeas são um pouco maiores que os machos. É predador de aves e mamíferos, mas captura também lagartos, cobras, etc. É um gavião com ampla distribuição no continente americano, ocorrendo nos Estados Unidos, México, América Central de do Sul.

Vimo-lo a planar hoje bem frente nossa varanda, e apresentamos algumas das fotos que fizemos:



SICK, chamou a atenção para o fato desse gavião usar de sua semelhança com o urubu de cabeça vermelha, Cathares aura, para enganar presas potenciais, aproximando-se delas sem causar pânico.





Para observadores de aves interessados em registrar essa ave, a dica que damos é ficar observando os bandos de urubus, principalmente em dias com elevação de temperatura, em que as aves, utilizando as correntes de ar ascendentes, as térmicas, costumam voar em círculos. Na presença desse fenômeno, devemos prestar atenção nas caudas dos urubus, o primeiro sinal para identificar essa ave. Ao encontrar um de cauda identica a essas fotos, passar para as etapas seguintes:

a) Observar, se possível, a cabeça da ave. O Urubu de cabeça vermelha, possui a cabeça nua e com predominância de vermelho. Se nossa ave não tiver esse aspecto, continuar no diagnostico.

b) A Seguir prestar atenção no bico, o gavião possui o bico de cor amarelada, e logo vem a cabeça emplumada, o que não ocorre com o urubu, que tem a cabeça nua.

c)Finalizando o diagnostico, observar a parte peitoral, por baixo da ave e sua plumagem, diferente entre as  duas espécies.

Acreditamos contribuir assim para que mais birders possam, logo ao ve-lo, identificar esse gavião de comportamento tão interessante e curioso.

Um abraço a todos, com distanciamento social e muito obrigado pelas visitas!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!