Rallus longirostris, conhecida como Saracura matraca, tem esse apelido devido a sua vocalização bem alta e espalhafatosa, chamando atenção onde se encontra e vocaliza.
Saracuras são aves da família Rallidae, geralmente associadas à presença de água e vegetação rasteira e ou arbustiva. A distribuição dessa espécie no Brasil, é quase toda na região costeira, onde habita preferentemente os manguezais. Nesses locais alimentam-se de pequenos animais como caranguejos e peixes. Também pode se servir de frutos e sementes.
As fotos desse exemplar foram feitas na vegetação de manguezal existente no campus da Universidade Federal do Esp. Santo, na cidade de Vitória- ES.
Desconfiada como toda saracura, para fotografa-las é recomendável que o observador não faça movimentos bruscos e seja muito discreto. Ao menor movimento mais abrupto, essa saracura foge como um "tiro-de-penas" para dentro do manguezal.
Na época de reprodução, que ocorre entre agosto a dezembro, essa saracura responde rápida e agressivamente ao ouvir o canto de sua voz por meio de "play - back".
A foto ao lado, feita em 26-5-2021, no mesmo local, mostra essa saracura se alimentando, tendo capturado um pequeno caranguejo na lama do manguezal.
Nesse mesmo manguezal, temos conhecimento de mais duas espécies de saracuras que vivem ali. A Saracura do mangue, Aramides mangle e a Saracura dos três potes, Aramides cajaneus.
Dessas três espécies, a que julgamos ser a "mais difícil" das três, é, certamente a Saracura do mangue, Aramides mangle, extremamente desconfiada, e, parece também ser menos abundante que as demais.
A seguir, juntamos esse mapa de distribuição da Saracura matraca, retirado do site WikiAves, comprovando a distribuição dos registros estritamente costeiros dessa saracura:
Registros fotográficos de Rallus longirostris, no Wiki Aves.
fonte: http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_saracura-matraca
Terminamos essa postagem sobre a Saracura Matraca, e agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!