Translate

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Gavião urubu, Buteo albonotatus, dois registros recentes!

 O Gavião urubu, Buteo albonotatus ganhou esse apelido, principalmente por duas características: comportamento muito parecido com os urubus do gênero Cathartes, aproveita as correntes térmicas e plana muito sobre campos e florestas, chegando com frequência a ser confundido com os urubus.

 Outra característica é sua cor, que também faz com que seja parecido com urubus. Essas duas características são vantajosas para esse gavião, pois, ao assemelhar-se a urubus, muitas presas potenciais não se alarmam, permitindo sua aproximação, o que pode ser fatal. Fato relatado por SICK.

Relatamos esses dois registros, feitos nos dias 11 e 13 de junho pp.. O primeiro registro foi feito dia 11, sobrevoando o campus da Universidade Federal do Espirito Santo, área grande e muito arborizada.

O segundo registro foi domingo dia 13, sobrevoando o bairro de Coqueiral de Aracruz, área também bastante florestada, tanto com matas nativas quanto artificiais.

A foto de cima foi do individuo visto em Coqueiral de Aracruz.
A foto ao lado foi do individuo fotografado em Vitória, sobrevoando o campus.











Com asas longas e estreitas, voando, muitas vezes com as primárias abertas, esse gavião justifica seu apelido. Comumente mede cerca de 51 cm e as fêmeas são um pouco maiores que os machos. Tem uma ampla distribuição geográfica, desde os Estados Unidos até a América do Sul, no Brasil ocorrendo até o Paraná. Mesmo sendo um gavião de espaços abertos, não se pode dizer que seja comum, e a forma mais eficaz de procura-lo, é observar os bandos de urubus circulando nos dias de calor, analisando detalhadamente os Cathares aura, e prestando atenção em suas caudas e o bico.

Obrigado, pessoas que nos visitam!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!