Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Maracanã verdadeira, Primolius maracana, em Vitória-ES.

 Primolius maracana, a maracanã verdadeira, é uma belíssima ararinha, com cerca de 40 cm. de comprimento e habitante de grande parte do Brasil. Até hoje, somente não foi registrada nos estados de Rio Grande do Sul, Amazonas, Amapá e Roraima, segundo o site Wiki Aves.


Bando de Primolius maracana fotografado em Laranja da Terra-ES, em 2017.

Ainda segundo o Wiki Aves, essa espécie tem sido registrada em Vitória desde maio de 2015. No dia 31 de maio, pp. tivemos a felicidade de observar dois bandos dessa ararinha sobrevoando o campus da Universidade Federal do Esp. Santo. O primeiro bando possuía algo como uns 10-12 exemplares e não conseguimos foto pois as aves se espantaram. Mas, uns trinta minutos depois, presenciamos outro bando, com as aves voando próximas mas em colunas de 2, 3 ou 4 indivíduos juntos. Contamos 19 aves!



Maracanãs verdadeiras no campus em 31.5.2021.














Esse registro nos encheu de esperança quanto às possibilidades dessa ararinha, afinal, conseguir sobreviver a uma possível onda de extinção de espécies. Atualmente ela é listada pela IUCN na categoria de NT-  ou quase ameaçada.  Em alguns locais onde era comum,  tem havido diminuição de sua população, como p.ex. em Misiones na Argentina ou no sul do Brasil. Isso tem levado a vários estudos buscando descobrir o porque dessa diminuição, como uma forma de entender e conseguir recursos para preservar esse belíssimo psitacídeo. Alguns estudiosos como José Fernando Pacheco, observaram, inclusive, que essas alterações nas populações não é apenas com diminuições. Em alguns locais, a Maracana tem melhorado seus números! É o que tem ocorrido no Rio de Janeiro, onde estaria havendo mesmo uma "recolonização" do território pela Primolius maracana. 
Talvez essa recolonização possa estar ocorrendo também aqui no Espirito Santo!

E citamos que Vitória é a capital do Estado do Espirito Santo e as maracanãs tem aparecido sobrevoando parte da zona urbana, o campus da Universidade Federal, que é contigua ao mangue da foz do Rio Santa Maria de Vitória, local de muita vegetação preservada. E no campus, temos várias arvores frutíferas que estão sendo utilizadas por psitacídeos como o papagaio curica, Amazona amazonica e o periquito rei, Aratinga aurea.

Esperamos que a Primolius esteja se beneficiando e aumentando sua população na zona metropolitana de Vitória.

Obrigado pessoas que nos visitam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!