Translate

domingo, 23 de agosto de 2020

E continua a visita das Aves à canela Nectandra!

 Publicamos recentemente que na localidade de Sertão Velho, municipio de Cariacica, neste estado do Espirito Santo, encontramos uma árvore de Canela branca, que supomos tratar-se de Nectandra membranacea, cujos frutos estão amadurecendo, atraindo assim muitas aves. Estivemos no local novamente, em 20 de agosto recente, para observar o movimento. No intervalo de duas horas registramos muitas aves conforme abaixo ( algumas!):


O Sabiá-Una, Turdus flavipes compareceu com vários machos e fêmeas ao banquete da canela, que aqui pode ser vista com seus grandes cachos de bolotas.

Trata-se de ave pequena migratória, que passa o inverno no Espírito Santo e Bahia, fugindo do frio da Serra do Mar e do Sul do Brasil.



O Surucuá-variado Trogon surrucura aurantius já tinha aparecido desde nossa última viagem ao local. Continuam fregueses assíduos dessa fruteira. Aqui a fêmea. O macho também compareceu conforme foto a seguir.










O macho da espécie Trogon surrucura aurantius. Observar que a canela produz uma grande quantidade de frutos em todos seus galhos.








Ao lado a fêmea do Araçari-poca, Selenidera maculirostris. Foi a primeira vez que vimos a fêmea nessa fruteira!

Na ultima vez, fotografamos o macho e mencionamos que ele vocalizava chamando a fêmea.







Outro Araçari, dessa vez o Araçari de bico branco, Pteroglossus aracari, enchia o papo com as frutinhas da canela.

Espécie florestal que também visita matas secundárias, esse araçari ainda pode ser encontrado com relativa facilidade em nossas matas.






Depois de se fartar o Araçari empoleirou e de lá começou a vocalizar chamando os companheiros, que, infelizmente, não vieram.







Terminamos aqui nosso pequeno relato das aves que observamos visitando a canela cheia de frutos em Sertão Velho. Depois, encontramos outra dessas árvores, com poucos frutos, mas sem a procura das aves.

No lugar, ouvimos muito o canto da Araponga, Procnias nudicollis, outra grande frugivora,  mas infelizmente elas não procuraram ainda essa canela.

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!