Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Molothrus bonariensis: bandido e bonito!

 Ele é conhecido por seus maus hábitos! Sua fêmea bota seus ovos nos ninhos de outras aves, muitas vezes, pássaros bem menores em tamanho. A cena é conhecida: avezinha alimentando um suposto filhote muito maior!


A plumagem do macho de Molothrus bonariensis possui esse aspecto iridescente, com tons de azul e violeta, principalmente com a incidência da luz solar.

Esse indivíduo foi fotografado em Coqueiral, mun. Aracruz,ES.






O Chupim é um pássaro da família Icteridae, que congrega mais de 40 espécies. Algumas poucas espécies são parasitas como a ave agora referida, mas a maioria constrói seus próprios ninhos. Entre os Icterídeos constam algumas dos maiores passeriformes brasileiros, como os japus, alguns machos do Japuaçu, por exemplo, chegam a atingir 50 cm. de comprimento.

Os hábitos de nidificação dessa família são curiosos. Japus, Guaxes e Xexeus constroem ninhos em formato de bolsas que ficam agrupadas em colônias.

Portanto, em uma família com tantas curiosidades e extravagâncias, não é de se estranhar muito os hábitos do Chupim que se negam a cuidar de seus filhotes, preferindo delegar essas tarefas a outras aves, tão diligentes quanto bondosas.E o Chupim, chega a exagerar na esperteza! Já foram encontrados, p.ex., 35 ovos da espécie nos ninhos do Sabiá do campo Mimus saturninus! A adaptação natural da espécie ao parasitismo produz curiosidades dificeis de se explicar. A ave consegue por seus ovos em ninhos minúsculos e fechados de aves bem menores como o Tororó Poecilotriccus plumbeiceps que mede 9 cm, metade do tamanho do parasita! A ave consegue, ainda, regular a data de sua postura de forma a não haver desconfiança por parte do hospedeiro, e os ovos, seguem o padrão de coloração dos ovos do hospedeiro! e por fim, seus ovos eclodem com apenas 11 dias de nidificação, o que dá a seus filhotes uma vantagem competitiva com seus "irmãos" no ninho. Algumas aves, como o Tiê-sangue, Ramphocelus bresilius, em algumas regiões, chegam a escassear, tamanha a perseguição promovida pelas fêmeas do Chupim!

Mas, observando-se as fotos, somos obrigados a reconhecer: trata-se de um bandido bonito!

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!