Translate

domingo, 30 de agosto de 2020

Canon 100-400 mm IS II + Extender Canon 2.0 III

 

Uma constante na fotografia de aves é a preocupação em “alcançar” aqueles alvos mais distantes! Os fotógrafos de aves sempre querem alcançar aquela ave que está mais longe, muitas vezes fora do alcance das lentes convencionais. Uma lente supertelefoto poderia resolver nosso problema! Mas a que custo? Tanto em dinheiro ($) quanto no peso, essas lentes são quase inacessíveis para nós fotógrafos amadores de aves! A lente Canon 100-400mm. É uma das mais usadas na fotografia de aves, e sua DF é muito boa, mas muito menor que outras super-teles, com 600mm e 800mm.

E o peso dessas lentes? Um 600 MM F/4, modelo atual da Canon pesa mais de 3 kilos e ao custo de uns USD 13.000 !!! A 800 mm F/5.6 pesa 4,5 kilos e custa também cerca de USD 13.000.

Então, para atender a nós, fotógrafos amadores, desprovidos de dinheiro, mas com alma de “sniper-fotograficos”, rs, os Extenders existem para nos proporcionar essas distâncias focais maiores. Mas, também impõe alguns custos em termos de qualidade de fotografia. A mais conhecida, é que por melhor e mais preciso que seja, todo TC ou extender, reduz a nitidez e qualidade da imagem resultante. Isso por que adiciona mais vidro por onde terá que passar essa imagem, além de diversos outros fatores que podem influenciar na qualidade como diferenças de construção e qualidade dos materiais tanto da lente quanto do extender. E mais ainda, todo extender “rouba” pontos de luz na composição da imagem. Por exemplo, uma lente como a Canon 100-400 mm., cuja abertura máxima é de 5.6, com o TC. 2.0, passará a ter uma abertura máxima de 11.2 !. A consequência primeira desse detalhe, é que você perderá o precioso foco automático da lente quando o Extender estiver acoplado. Já que as Canons, só funcionam com foco automático, quando a abertura máxima da lente for até. 8.0.

Então, como é na prática, usar o Extender Canon 2.0 III com a lente 100-400mm ? Para entender essa questão, fiz hoje um pequeno teste para ver as repercussões do uso do extender.


O ponto branco no meio da foto é uma Garça branca grande, Ardea alba. Essa foto, sem crop, foi feita com a lente 100-400mm  e essa é a imagem original vista no LCD da camera Canon 5D Mark IV.
Sem crop a imagem da ave praticamente desaparece do visor da câmera.

Importante informar, que a foto foi feita de minha janela a uns 300 metros de distância.









Com o crop já é possível ver a ave. A distância focal desse fotografia foi os 400 mm da lente. Como disse, para aumentar a imagem, já cortei a imagem original.











Com o uso do Extender 2.0, e abertura de f/11.
Foto sem o crop para aproximar a imagem.












Com o crop a imagem mostra a garça bem próxima e com alguma nitidez. Lembrando que com a abertura de f/11, essas fotos foram feitas com o uso da focagem manual.
Na lente 100-400mm da Canon, ao se posicionar, a alça do tripé levemente para a esquerda, fica menos desconfortável se usar a alavanca do foco manual, ficando fácil girar a manivela em busca do ajuste do foco o mais perfeito possível. Essa é uma constatação pessoal deste usuário.

Foto a seguir, mostrando a mesma nitidez e qualidade mesmo após a aplicação do corte na imagem para proporcionar a visão da garça "de perto"!

Se não se usar um tripé, é necessária a concentração do fotógrafo para a imagem ficar o mínimo tremida.













A conclusão? Mesmo considerando a sútil queda na qualidade da imagem, o uso do Extender 2.0 da Canon, na ultima versão, pode ser muito útil em situações especiais, particularmente quando a ave a ser fotografada estiver pousada a uma grande distância!  Extenders são equipamentos para serem utilizados nessas situações especiais. De forma nenhuma substituem o uso normal e diario da lente principal. Quando a ave estiver pousada, longe, e precisamos aproximar, aí será o caso de se lembrar do extender guardado no fundo da mochila. Em distâncias menores e quando a ave estiver voando, o uso do extender ficará menos indicado. Lembrando que deveremos usar o foco manual quando o extender estiver acoplado entre a câmera e a lente.

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!