Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Procnias nudicollis em Sertão Velho!

Araponga: do Tupi, ara ( ave) ponga (soar).  Referência ao fortissimo canto da ave!


Procnias nudicollis, em Sertão Velho, sabado dia 05-9-2020.Esse é o momento da violenta "martelada" que a ave vibra na natureza. O canto da Araponga da Amazônia é mais espetacular, parecendo-se com o forte badalar de um sino! Distância focal usada nessa foto: 800mm; Canon 100-400mm x Extender 2.0A Araponga vocaliza chamando a atenção de fêmeas para acasalamento.

Cotingas são aves muito especiais! Já mencionei aqui neste blog sobre algumas das particularidades dessas aves tão interessantes. No conjunto dessa famosa família de aves, ressalta-se o grupo das arapongas. Incríveis aves de plumagem predominantemente branca, com vozes altissonantes que enchem nossas matas de vibrações.

Neste sábado dia 5 de setembro, voltamos à localidade de Sertão Velho, município de Cariacica neste Estado do Espírito Santo, distante 36 km aqui de minha casa, dentro da cidade de Vitória. Há muito tempo acompanho nossas populações de arapongas, Procnias nudicollis, preocupado com sua preservação. Mas, felizmente, observo que suas populações aparentemente não estão declinando. 

O método que usamos para fazer essas avaliações é puramente auditivo: esperar os meses de agosto até novembro e observar a quantidade de machos vocalizando procurando atrair suas fêmeas. Os machos, nessa epoca, cantam sem parar, "martelam" insistentemente visando atrair as fêmeas. E, mesmo com algumas dificuldades, noto que a espécie não declinou no período de 1986 a 2020.

As ameaças para P. nudicollis são a destruição da mata atlântica e a captura ilegal para servir como ave de gaiola. Mas, pelo menos essa última ameaça podemos dizer que foi atenuada nos últimos tempos. O comportamento da araponga é de ser uma ave "pequena migratória", realizando deslocamentos altitudinais. Por vezes aparece nas matas de baixada em invernos mais frios, outras vezes fica restrita às matas serranas, geralmente mais bem preservadas. Procnias nudicollis é uma ave que habita tanto as montanhas quanto as baixadas, aparentando ser menos exigente que sua irmã da Amazônia! Seja como for, atualmente registramos uma boa população dentro e nas proximidades da Reserva de Duas Bocas. Principalmente trata-se de ave frugivora, mas, há noticias dce um pequeno consumo de insetos.

Há um ano atrás, estivemos em Parauapebas, Pará, na Serra dos Carajás, para conhecer a espetacular Araponga da Amazônia, Procnias albus, fato citado aqui neste blog e até hoje como a maior excursão de birding que participei.Mas eu confesso que fiquei mais preocupado com a preservação da Araponga da Amazônia do que com a nossa aqui do Sul/Sudeste! Explico: Procnias albus, a da Amazônia, é uma ave habitante de montanhas da Amazônia! Isto é, regiões de altitude dentro da enorme floresta. Como a bacia amazônica é uma planície, com poucas elevações, a altitude média da bacia é uns 200 metros, resulta que temos pouquíssimos locais dentro da enorme floresta amazônica propícias a existência da Araponga da Amazônia! Fato esse comprovado, que até hoje a espécie somente foi encontrada em poucos lugares. Como nas proximidades do Monte Roraima, de altas altitudes, ou então, na Serra dos Carajás, no Pará, cuja altitude máxima alcança 716 metros! Sobre a Araponga da Amazônia, vejam: http://www.jornaldasavesepeixes.net/2019/08/procnias-albus-espetacular-araponga-da.html?m=1











O espetáculo que as arapongas propiciam ao observador(a) nessa época do ano é indescritível! Lembrando que a voz da Araponga foi definida por SICK como "a voz da mata atlantica" Gravamos o som dessa ave das fotos, e depositamos no WA. Quem se interessar, por favor, acesse o link abaixo:

Procnias nudicollis

O que nos enche de esperança de que essa ave magnífica  consiga escapar à extinção.

Muito obrigado pessoas que nos visitam!





 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!