Translate

domingo, 13 de setembro de 2020

Platyrinchus leucoryphus, o "Patinho-gigante".

O Patinho gigante, é um dos dois  registros inéditos, que conseguimos fotografar neste mês de setembro e que fizemos referencia em nossa mensagem anterior.




























 o apelido de "Gigante" deve-se à comparação com o outro patinho, encontrado também na Floresta atlântica, o Platyrinchus mystaceus, e, algumas vezes, nas mesmas matas.

O Patinho gigante tem um comprimento de 13 cm. e o outro patinho, o mystaceus, alcança 10 cm. essa pequena diferença de tamanho já valeu a nosso pequeno herói a alcunha de "gigante"!

Alimenta-se de insetos no interior da mata e às vezes, acompanha bandos mistos de aves. Também está ameaçado de extinção, categorizado pela IUCN como  VU, de vulnerável.

Posso dar testemunho que se trata de ave rara. Observador de aves há muito tempo, a única vez que consegui registrar esse patinho foi quando iniciei-me na atividade, no ano de 1987 e agora!


Guiando um grupo experiente de observadores, essas foram as únicas fotos do grupo. Depois a ave se afastou e não conseguimos mais contato.

O local desse Patinho dentro da mata é parecido com o da Choquinha chumbo: nas ramagens baixas, de florestas sombreadas, às vezes subindo até o sub-bosque. Constam 288 fotos desse Patinho no site Wiki Alves. Com distribuição do Espirito Santo até o Rio Grande do Sul, na floresta atlântica, percebe-se que parece ser mais comum de São Paulo para o Sul.



Obrigado pessoas que nos visitam!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!