Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Nyctibius aethereus: sessão de fotos dentro da mata!

 Na noite do último sábado, dia 26 de setembro passado, estivemos mais uma vez em Sertão Velho, município de Cariacica, neste Estado do Espirito Santo. A ideia era fazer uma observação de aves noturnas, uma "corujada" como dizemos por aqui!.

A Mãe da lua-parda, Nyctibius aethereus no momento em que acordou e bocejou!

Terminamos por registrar apenas quatro aves noturnas, Nyctibius aethereus, Pulsatrix koeniswaldiana, Nyctidromus albicollis e a Megascops atricapilla. A primeira é nossa ave motivo deste post, as demais foram a Murucututu de barriga amarela, o bacurau comum e a Corujinha sapo.
Já conhecíamos essa mãe da lua e seu pouso há algum tempo. Mas, desta vez, pretendíamos observar a ave em seus primeiros movimentos da noite, justo ao "acordar" de seu sono e começar o seu "dia de trabalho".


A ave quase no momento de acordar. Já com os olhinhos abertos e talvez, vasculhando os arredores!.












Logo depois, a ave voou para esse galho horizontal. Era tudo que nós, fotógrafos do COA/ES queríamos! Fizemos as fotos, aproximando-nos cada vez mais da ave.
Demonstrando incrível mansidão, ela deixou nos aproximar até há uns 5 metros de distância.








Tentando capturar alguns insetos ela voou para esse galho e continuou com sua aparente calma.













Outra pose: dessa vez de frente para o paparazzi














Finalmente a última foto! Depois disso a ave voou para o interior da mata à procura de mais insetos e perdemos contato.
Observar a cor da plumagem, e também, o comprimento da cauda, um dos fatores importantes que diferencia essa espécie das demais!
Infelizmente não vocalizou nenhuma vez!

Importante esse registro dessa ave incrível! Conseguimos acompanhar seus movimentos iniciais desde o despertar até o momento em que começou a caçar.




Essa é uma ave rara, habitante do interior de florestas altas. Abaixo o mapa de distribuição dos registros dessa ave no Brasil:


Mapa copiado do Wiki Aves. Os pontos em vermelho são os locais onde já foram feitas fotografias de N. aethereus. Os registros são todos da Amazônia e da Mata atlântica do leste do Brasil.





 Conf. www.wikiaves.com.br







A Mãe da Lua parda, mede comumente 46 a 58 cm., sendo a segunda espécie em tamanho, só perde para a Mãe-da-lua-gigante, N. grandis. Seu nome cientifico significa "Pássaro que se alimenta à noite no céu". Conf. descrição do Wiki Aves.
Todas as "mães-da-lua" da Mata atlântica possuem vocalizações assustadoras! Talvez a exceção seja o Urutau de asa branca Nyctibius leucopterus cuja vocalização é um assobio prolongado!

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!