Translate

domingo, 13 de setembro de 2020

NOVOS REGISTROS DE AVES RARAS EM SERTÃO VELHO.

 Em nossas ultimas excursões à localidade de Sertão Velho, município de Cariacica, Espirito Santo, fizemos os primeiros registros de duas espécies raras e ou ameaçadas de extinção. Trata-se de duas aves pequenas, do interior da floresta. Neste artigo, falaremos sobre uma delas. A Choquinha-chumbo.

Dysithamnus plumbeus, a Choquinha-chumbo, recebeu esse apelido devido a sua cor de chumbo. Trata-se de ave ameaçada pela destruição da floresta atlântica. Encontra-se categorizada pela IUCN como VU, de vulnerável.

Trata-se de uma Thamnophilidae. Essa choquinha é frequentadora do sub-bosque de matas densas e fechadas, onde se esconde à sombra da vegetação, muitas vezes frequentando bandos mistos de aves, e, no seu caso, à procura de seu alimento preferido: pequenos insetos e aranhas. Nas matas de Duas Bocas, é vizinha de Dysthamnus mentalis  e Dysithamnus stictothorax também habitantes do local. Há uns três anos que andamos procurando essa avezinha, e conseguimos encontra-la nas proximidades da Reserva de Duas Bocas. Depois de várias tentativas frustradas, quando conseguimos apenas gravar sua voz, finalmente conseguimos fotografa-la. A tradução de seu nome cientifico pode ser lida como "Pássaro do arbusto com plumagem de chumbo" segundo o Wiki Aves. Pássaros pequenos, habitantes do interior da mata, são difíceis de se fotografar não apenas devido ao ambiente sombrio e à quantidade de obstáculos, mas principalmente por causa de sua grande agilidade nesses locais. Aparecendo e sumindo do alcance do observador com rapidez.

Pontos em vermelho: distribuição dos registros  de D. plumbeus, segundo o Wiki Aves. Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Habitando uma região colonizada há 500 anos, e constando na lista de aves ameaçadas de extinção, D. plumbeus, é mesmo uma espécie rara. Até hoje o site do Wiki Aves possui apenas 165 fotos dessa ave feitas nos quatro estados onde ocorre.


Agradecemos às pessoas que nos visitam, muito obrigado!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!