Translate

domingo, 10 de março de 2019

Thalasseus acuflavidus, o Trinta-réis de bando!


Um  "piloto aéreo": foto da ave mergulhando em um de seus voos acrobáticos!































Thalasseus acuflavidus, fotografado na Praia de Camburi em Vitória, ES, Brasil.



O Trinta-réis de bando é uma espécie de ave Charadriiforme da família Sternidae. Tem uma envergadura de asas de 84-90 cm.  e comumente, mede cerca de 34 a 45 centímetros. É uma ave marinha que nidifica na costa do Espirito Santo até Santa Catarina. Aqui em Vitória, é o Trinta-réis mais fácil de ser avistado!



É uma espécie muito bonita e que realiza verdadeiros voos acrobáticos na captura de pequenos peixes na superfície do mar. São muito ativos na caça aos peixes.
Passam voando e inspecionando a superficie do mar abaixo. Quando localizam o cardume, param no ar, e iniciam o movimento da descida. Nesse momento, escolhem a presa e caem em um voo vertical abrupto sobre o peixe, em uma cena muito bonita e rápida!








Localizando a presa.

















o mergulho visando o cardume de sardinhotas ou manjubinhas. Geralmente, os peixes visados são alevinos ou individuos pequenos.  

Essa espécie habita as costas do Oceano Atlântico ocidental, da América do Norte até o sul da Argentina.

A época de reprodução desse Trinta réis, ocorre entre os meses de maio a setembro. Nessa época, tornam-se escassos nos voos "de cruzeiro" que normalmente as espécies de Trinta-réis fazem sobre a cidade de Vitória, ES, sempre nas proximidades do mar.











Mapa dos registros de Thalasseus acuflavidus segundo fotos enviadas ao Wiki-Aves: https://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_trinta-reis-de-bando.

Podemos observar que trata-se de espécie comum e muito registrada no litoral brasileiro, de norte a sul.












Muito obrigado, amigas e amigos que nos visitam!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!