Translate

domingo, 17 de março de 2019

O BONEFISH em Vitória, ES, Brasil.

O Bonefish, Albula vulpes, é um peixe muito famoso na pesca esportiva. Muito procurado, principalmente pelos adeptos da modalidade de  fly-fishing. Nessa modalidade, é um peixe cultuado e que motiva longas excursões de aficionados aos locais onde ocorre com mais frequência. Os locais onde esse peixe é mais abundante são famosos pela ocorrência dos chamados flats, locais marinhos com águas rasas  onde o peixe procura seu alimento. E sua pesca nesses locais rasos, exige muita técnica e controle por parte dos pescadores. Daí sua fama e o prestigio de sua pescaria!





























Um Bonefish, Albula vulpes, pescado na modalidade de Surf-casting em Vitória, ES.

Nosso objetivo com essa nota é ressaltar a ocorrência desse peixe nas águas próximas a Vitória. Não é a primeira vez  que presenciamos esse peixe ser capturado em pescarias de praia. Esse exemplar acima, não chegou a pesar 500 gramas mas considero importante o registro da espécie.


Esse pescador também capturou outro exemplar de tamanho idêntico, nas proximidades do pier da estátua de Iemanjá.













Um exemplar menor de Bonefish, capturado também em Vix.

Esse peixe habita os mares tropicais do mundo inteiro, e no continente americano é encontrado desde a costa dos EUA até o sudeste do Brasil. Pode atingir 1 metro de comprimento e pesar 9 kilos, porém, os exemplares médios são menores.







Uma das praias de Vitória onde tem sido pescados os pequenos bonefish.

Na pesca esportiva aqui em Vitória, é um peixe raro de ser pescado. Não sabemos a situação do peixe quanto à sua abundancia e conservação. Em termos gerais, é considerado como NT, quase ameaçado.

Na pesca de surf casting o peixe tem sido capturado com isca de camarão descascado.

Ainda não vimos exemplares maiores aqui em Vitória, mas, tendo em vista a ocorrência de pequenos, não deve ser impossível pesca-los aqui também.

Muito obrigado amigas e amigos que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!