Translate

segunda-feira, 25 de março de 2019

ALGUMAS AVES DA MATA ATLÂNTICA DE LINHARES- ES- BRASIL.

Entre a quinta feira dia 21 até o sábado dia 23, estivemos passarinhando na Reserva  Natural da Vale do Rio Doce em Linhares, neste Estado. Trata-se de floresta já muito visitada por nós, e um lugar inesgotável para o birding!. Passamos agora a publicar algumas das fotos mais bonitas e ou interessantes das aves desse lugar incrível:                                                                                               

 O Surucuá-grande de barriga amarela Trogon viridis é ave de uma beleza alucinante!




 Antigamente, o Vissiá, Rhytipterna simplex, era chamado de Planadeira e classificado entre os Cotingídeos. Hoje é um Tyrannideo e é uma ave muito engraçada e de trajes discretos e espartanos. Mas seu canto é bem característico e ecoa com força pela mata! Gosta muito de ficar na penumbra debaixo das copas e é um avido consumidor de lagartas.
 Tytira inquisitor, O Anambé-branco-de-bochecha parda era conhecido como araponguinha e também considerada como uma Cotinga. Perdeu esse status! É hoje um Tyrannideo. Esse indivíduo é um macho.

Outra Araponguinha antiga, o Anambé-branco-de rabo-preto, Tytira cayana, também foi uma dessas vitimas das constantes reclassificações biológicas no reino das aves feitas por vetustos ornitólogos em seus gabinetes repletos de exemplares "empalhados" e vidros de formol.
Alheia a toda essa humana inconstância permeada por boas doses de vaidade, nossa avezinha aí da esquerda nos contemplava com admiração e doçura! Essa lindíssima e singela criaturinha é a fêmea do Cabeça-branca, o Dixiphia pipra. Piprídeos são pássaros lindos e de comportamento maravilhoso! Alimentam-se preferencialmente de frutos e estão entre as aves mais abundantes de nossas matas!





Muito obrigado visitantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!