Translate

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Sanã-Castanha, Laterallus viridis, Uma ave muito desconfiada!


Saracuras e sanãs são aves da família Rallidae, onívoras, alimentam-se de capins, brotos, insetos, larvas, minhocas e até pequenas cobras. Algumas espécies são fáceis de se registrar, já outras, são bem mais difíceis e ariscas. 






























Laterallus viridis, curiosa, observando o observador! Mas, sem abandonar a proteção da vegetação.

Nossa espécie, a Sanã-castanha, pertence à essa categoria, de espécies ariscas e desconfiadas! Difícil de ser fotografada, entretanto, atende bem ao chamado de sua voz em um play-back, mas fica mariscando nos capins e proximidades, muito raramente saindo no aberto. Algumas vezes, percebemos sua caminhada pela movimentação do capim por cima. Significa que ela está se movimentando por baixo do capim!
Segundo SICK (Ornitologia brasileira, 1997) essa é uma espécie singular por sua adaptação a ambientes secos. Algo diferente da maioria das espécies, que preferem ambientes úmidos e nas proximidades de água.
Porém, nosso encontro com ela deu-se próximo a água mas movimentando-se para fora do brejo. É muito bonita e tem o pequeno tamanho de uns 18 cm.! Chegou a voar de uma moita a outra quando pudemos observar suas dimensões e seu colorido. Possui um canto muito bonito, um trinado melodioso que emite ao se movimentar na brenha onde habita.


Ficou um tempo me analisando! E aproveitei esse momento de encantamento mutuo, e fiz essas fotos!
Creio que não seja rara, mas é pouco registrada devido, talvez, a essa particularidade de se esconder muito bem nas moitas e brenhas. E, de lá não sair facilmente!

Essa Sanã, possui uma distribuição bem vasta no Brasil, da Amazônia até Mato Grosso do Sul e São Paulo, não ocorrendo nos três estados do Sul.








OBRIGADO,  pessoas  que nos honram com suas visitas!















2 comentários:

  1. Olá, sim essa é uma ave muito ´´arredia´´, porém eu tenho registrado uma que chega incrivelmente a uns 2 ms de distancia. Já guiei alguns clientes que ficaram boque-abertos com tamanha aproximação da minha sanã-castanha...rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! O comportamento de nossas aves ainda É pouco conhecido, e somente agora, estamos começando a entender essas variações! Eu mesmo fiquei admirado como comportamento da "sua sanã! um abraço!

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!