Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Sanã-Parda, Laterallus melanophaius

Continuando com nossas excursões à região dos Alagados existentes próximas à Rodovia do Contorno de Vitória, à procura de Sanãs e Saracuras, hoje, pudemos registrar a fotografar mais  uma graciosa Rallidae! Trata-se da Sanã-parda Laterallus melanophaius:
































Laterallus melanophaius a Sanã-parda, observando os arredores em seu habitat.

Medindo comumente entre 14 a 18 cm., essa pequena saracura não é rara. Das sanãs, arriscamos dizer que provavelmente é a menos difícil de ser fotografada! Aparece geralmente na beirada da vegetação onde se esconde, quase sempre próxima de água. Na época de nidificação, constrói ninho globular localizado a mais de 1 metro d'água. A postura é de 5 ovos (Wiki aves), resultando então, que felizmente não corre sério risco de extinção, a não ser, pela drenagem  e remoção dos brejos e áreas úmidas.


É ave que atende ao chamado do Play-back, mas se mantendo a uma distância segura e antes, vasculhando bem os arredores.












 A Sanã parda é onívora, alimentando-se de artrópodes, sementes e folhas. Uma de suas estadias preferidas são as moitas de taboas Tipha sp. altas, onde consegue se esconder muito bem. Na maioria das vezes corre e pula pelo solo. O Ninho pode ser fixado nas folhas de taboas.









Se o brejo for extenso, como verificamos na região dos alagados, varias espécies de Sanãs podem coexistir no mesmo local.

Nesses  locais, já registramos até o momento as Sanãs: carijó, parda, amarela e do capim. 

Essas sanãs são aves que trazem satisfação especial aos birdwatchers! Devido à dificuldade em fotografa-las, por serem tímidas e muito desconfiadas, é necessária alguma disciplina para se conseguir fazer o registro! O Observador deve se postar à uma distância que não afugente a ave, deve se manter imóvel de modo a não assusta-las, e finalmente, deve ter capacidade de perceber sua aproximação e localização nos arbustos e brejos onde se escondem! O Resultado final compensa as dificuldades, pois além da beleza, são aves muito interessantes dos locais onde habitam!

MUITO OBRIGADO AS PESSOAS QUE NOS VISITAM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!