Translate

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Sporophila collaris: um casal muito bonito!

O Coleiro do Brejo Sporophila collaris é uma ave canora  muito apreciada por passarinheiros e traficantes de aves devido a seu canto bonito e melodioso!






























O casal de S. collaris, fotografado em nossa última excursão à região dos alagados do contorno de Vitória-ES.

Mesmo que essas capturas tenham diminuído, graças a uma maior conscientização dos possíveis compradores, essas aves correm risco com a drenagem de áreas pantanosas como é a região dos alagados do contorno de Vitória. Em algumas localidades do Espirito Santo, essas aves são conhecidas  como "Coleiro-do-sertão", uma alusão às áreas mais isoladas em que vivem discretamente. Seja como for, trata-se de ave comum nos alagados, onde já o registramos algumas vezes. Detalhe interessante é a diferença entre as plumagens das subespécies de S.collaris no Brasil. Recentemente registramos essa ave no pantanal de Mato Grosso e os indivíduos machos possuem o peito e largas partes do manto de cor canela-alaranjada, ao contrário do "nosso" Coleiro aqui do litoral, cujos machos possuem a barriga de cor branca. Trata-se de uma ave granivora, o que pode ser observado pelos seus bicos  fortes e robustos, próprios para triturar sementes e grãos! Essas aves, pertencem à categoria dos oscines entre os Passeriformes, são considerados como as aves de evolução mais recente e adaptáveis.


A fêmea se alimentando das gramíneas. Observar o bico robusto e forte. A plumagem de cor pardo canela faz dela uma ave muito bela.
A fêmea produz 2 a 3 ovos  por ninhada, ocorrendo de duas a quatro ninhadas por temporada. Ou seja, pode produzir até 12 descendentes por ano, o que deve garantir a sobrevivência da espécie apesar dos traficantes e dos desmatadores!









O macho com suas cores pretas e brancas, características da subespécie tipica, S. collaris collaris.

O Coleiro do Brejo aprecia como habitat  os brejos de vegetação alta e apesar de algumas capturas para gaiola, e destruição de brejos e banhados, não está ameaçado de extinção oficialmente.







Muito obrigado às pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!