Translate

quarta-feira, 21 de março de 2018

o "PÁSSARO BOI"


Já disse e repito que sou apaixonado pelas aves da família COTINGIDAE ! São maravilhosos e incríveis!  E entre esses seres espetaculares, todos eles, entre os já conhecidos, tem um que me perturbou! KKKK, isto mesmo! Fiquei embasbacado  com o Maú!





























Perissocephalus tricolor : O Maú, quando fotografei em Pres. Figueiredo, AM.


Trata-se de um "figurão" habitante dos cafundós da mata amazônica! Um matuto mesmo! Caipirão que detesta chamar a atenção e gosta de ficar bem escondido. Infelizmente para ele, não consegue passar despercebido! Perambula pela mata alta amazônica, dizem que é solitário, porém o vimos em um pequeno grupo e  um deles ficou de  sentinela olhando tudo ao redor.

Seu canto é simplesmente uma obra de arte! Se não estivéssemos no fundo da floresta amazônica, poderia se dizer que estávamos em uma fazenda de gado. Mas boi ali dentro? impossível! a Onça (jaguar Panthera onca) pega e come! Ouçam no link abaixo a voz do Maú, Gravação de Marco Aurélio Silva e depositado no WikiAves:
http://www.wikiaves.com.br/165621&p=1&tm=s&t=s&s=11390

Entenderam porque tem o apelido de "Pássaro-Boi"? 

Pois é, felizmente esse extraordinário COTINGA não está ameaçado e é listado ´pela IUCN como PP, Pouco preocupante!

É uma espécie de bom tamanho, com o macho medindo 36 cm. e pesando em média 360 gramas, sendo as fêmeas um pouco menores!




Minha esposa, Aninha Delboni, conseguiu essa foto olhando bem debaixo do poleiro onde um dos Maús pousaram! O curioso é que reproduzimos o canto da ave algumas vezes mas ele não olhou para baixo de jeito nenhum. Sempre procurava no nível de seus olhos.







O Maú se alimenta principalmente de frutos mas adiciona alguns insetos grandes em sua dieta (wikiAves).



Distribuição dos registros do Perissocephalus no Brasil. Ele ocorrre unicamente na Amazônia ao norte do Rio Amazonas. Mas existe também nas Guianas, na Colômbia e no leste da Venezuela.

FONTE DO MAPA:

http://www.wikiaves.com.br/mau.













O MAÚ, é um dos grandes e incríveis cotingas amazônicos. Tem vários que se sobressaem, seja pelo porte, pelos hábitos, pela beleza, pelo vozear impressionante. Cito alguns que tenho de conhecer enquanto estiver por aqui: o Anambé Preto Cephalopterus ornatus, o espetacular Amazonian Umbrellabird. O Anambé Pombo Gymnoderus foetidus. A araponga da Amazônia Procnias alba entre outros!
Agradeço às pessoas que nos visitam! Recomendo que conheçam a Amazônia e quem sabe, conhecer o Maú, esse simpático e original habitante do interior da floresta amazônica!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!