Translate

segunda-feira, 12 de março de 2018

COMPARANDO OS CARPORNIS: melanocephala vs. cucullata

Os  COTINGAS, já falei aqui, são minhas aves prediletas! São simplesmente fascinantes e com comportamentos espetaculares. Seguindo na ola de comparações, apresento hoje, minhas notas sobre os nossos dois Carpornis:

























Carpornis melanocephala fotografado na Res. Natural da Vale em Linhares, ES, Brasil.

Começando pela beleza da plumagem. Como podemos apreciar na foto acima, eu voto que o Sabiá pimenta, o melanocephala é o mais bonito! No geral as duas plumagens são parecidas mas esse aí encima, com esse olhão vermelho, é demais! 


O C. cucullata fotografado na encosta da Serra do Caparaó, subida para o Pico da Bandeira, no município de Dores do Rio Preto, ES, Brasil.

Referindo-nos à vocalização, eu marco empate! as duas são espetaculares. No caso do Corocoxó, o apelido é claramente onomatopaico! Seu canto pode ser reproduzido como "cro-co-xó". A história nos diz que nos tempos dos tropeiros que tinham de atravessar a serra do Mar, ao chegar nas altitudes maiores, eles paravam para descansar. Os cavalos já estavam exaustos! Então, muitas vezes nessas paradas, ouviam o canto singelo da ave: Coro-có-xó! O que alguns interpretavam como "Cavalo- frouxou", em razão desses animais de carga estarem já exaustos pela subida e clamarem por descanso.

O link da voz do Coro-co-xó:

http://www.wikiaves.com.br/2563865&p=1&tm=s&t=u&u=2183&s=11365

A voz do Sabiá-pimenta C. melanocephala, que em alguns lugares é conhecido como "Coxó", também é espetacular, pela altissonância e beleza:

http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=u&u=2183&s=11366

Quanto à ecologia de ambas as espécies, verifica-se com esses dois passeriformes o mesmo que ocorre com os tropeiros Lipaugus. Suas preferências ecológicas são bem distintas,porém, ambos vivem dentro da mata alta. São aves exclusivamente florestais e, pelo visto não são muito adeptos de matas degradadas. Mesmo que sejam matas secundárias, precisam ser matas altas para hospeda-los. O Coro-co-xó, C.cucullata é ave das matas montanhosas de altitude. Podemos dizer que no Estado do Esp. Santo ele aparece a partir da cota altimétrica de cerca de 600 m. Já o C.melanocephala  é exatamente o contrário. Vive nas matas da baixada de boa extensão e em ótimo estado de conservação em altitudes de 0 a 600 m.
Ambos constam com algum grau de ameaça. Por viverem exclusivamente em matas altas, estão ameaçados pela destruição dessas matas. C. melanocephala está listada na categoria de VU- vulnerável na lista da IUCN. Isso pode ser explicado pela maior degradação da floresta da baixada litorânea, que vem desde a época do descobrimento. Outros detalhes ajudam nessa ameaça. Naturalmente não são aves comuns! Ambos são passeriformes sub-oscines e como tal, são aves que não são adaptáveis a mudanças radicais em seu habitat! Em nossas andanças, notamos que C.melanocephala, habitante das matas da Reserva de Duas Bocas, pode ser encontrado mais ou menos nos mesmos lugares há bastante tempo. Tem locais que a ave vocaliza há mais de 20 anos! e também observamos na época da reprodução, a distância entre machos cantores dentro da mata é de cerca de 500 metros um do outro! Já C.cucullata está listado como NT- quase ameaçada, situação um degrau melhor que seu congenere. Fatores geográficos também ajudam a explicar: as matas da encosta serrana estão em melhores condições devido a maior dificuldade de aproveitamento agrícola, além de serem melhor protegidas pelo Código Florestal. E detalhe interessante: nas regiões serranas, a distância entre os remanescentes florestais é bem menor que na baixada. Resulta daí, que o Corocoxó possui a sua disposição corredores florestais maiores e abertos, propiciando seu maior deslocamento. Isso ajuda muito a mitigar a retirada das florestas. Talvez em razão disso o Corocoxó seja mais registrado que o Sabiá-pimenta. O Sabiá-pimenta tem 341 registros no WA e o Corocoxó 1.538 registros! Vejamos o mapa de registros do Wikiaves:


Mapa de registros de C.melanocephala: nesta data, são apenas 341 registros.




















C. cucullata: mapa do WikiAves, totalizando 1.538 registros nesta data. Essa ave é de clima mais ameno, de regiões serranas. no ES, dos 600 até quase os 2.000 metros no Pico da Bandeira.















Foto feita em Mata Fria, município de Afonso Cláudio, ES, Brasil. A uns 700 m. de altitude, nesse local existem muitas matas secundárias de altitude, fragmentadas mas próximas umas às outras, o que garante boa população do Corocoxó e outras aves serranas como por exemplo, o Tropeiro da serra!





Foto feita no município de Castelo, ES, Brasil. Há cerca de 1.000 metros de altitude, o Corocoxó vocalizava ao lado do Tropeiro da Serra e da Araponga Procnias nudicollis.












Foto feita na Estrada marginal da Reserva de Duas Bocas em Cariacica, ES, Brasil. No local existem uns 5.000 hectares de mata alta em ótimo estado de conservação. Sabemos da existência do C.melanocephala nessas matas desde 1987! E até hoje podemos ouvir essa ave quase nos mesmos locais de antigamente! Tem o lado positivo de que a ave conseguiu sobreviver na área, não se extinguiu e está com população estável. 

Resumindo: ambos são COTINGAS ENDÊMICOS  da Mata Atlântica do Brasil! Carpornis cucullata está em situação melhor quanto à conservação e possibilidades de sobrevivência!  Mas também Carpornis melanocephala deve conseguir sobreviver baseado no fato de que suas ultimas reservas são protegidas e seus hábitos territoriais acabam protegendo-o dentro da mata, já que é ave arredia e não se afasta da mata protetora.
Até hoje, não se tem referencias sobre a nidificação desses dois cotingas. Não sabemos de quantos ovos são as posturas e quantas vezes as aves nidificam por ano! e nada também sobre os ninhos, sua localização ou materiais usados!

Agradecemos as pessoas que nos honram com suas visitas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!