Translate

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

URUBU REI, Sarcoramphus papa, na área Metropolitana

 O Urubu-Rei, Sarcoramphus papa, é classificado pela IUCN com estado de conservação como "pouco preocupante". Apesar disso, não é espécie fácil de ser registrada. Trata-se de ave de grande porte, possuindo cerca de 85 cm. de comprimento, envergadura de asas de quase 2 metros e peso entre 3 a 5 kilos!


Geralmente habita regiões afastadas, pouco movimentadas e procura paisagens florestais, onde se esconde muito bem. A espécie tem baixa reprodutividade, criando quase sempre apenas 1 filhote, que demora de cerca de 3 anos para atingir a maturidade sexual.




Essa dificuldade de vê-lo, e mesmo  sua pouca abundância contribui para que seus registros sejam valorizados. O Povo considera esse urubu em uma escala de graduação superior aos demais  urubus e talvez por essa razão tenha esse nome cientifico de papa.

A verdade é que possui o bico mais forte entre  os urubus, sendo capaz de dilacerar o couro resistente e por essa razão os outros urubus esperam o urubu-rei dilacerar a carcaça do animal morto, para somente então se aproximar para a alimentação.

Por essas razões, consideramos o urubu rei como um grande registro para a área metropolitana de Vitória, área essa com mais de um milhão e meio de habitantes! Os registros de urubu rei, como esse que fotografamos, são feitos a cerca de 40 km. do centro da capital, mostrando que podemos sim, ter animais de grande porte e ameaçados próximos dos grandes centros!


O voo do Urubu rei é imponente! Observar a envergadura das asas!













Apesar de ser ave reservada, muitas vezes o Urubu rei é visto próximo aos urubus comuns Coragyps atratus.









Depois de alguns minutos planando, o Urubu rei se afastou. Já foram fotografados ao mesmo tempo, cerca de 4 indivíduos na Reserva de Duas Bocas.

Lembramos que muitas vezes eles somente são registrados se entrarmos dentro da mata alta. Porém, as vezes podemos vê-lo planando sobre a mata como foi nesse dia.




Muito obrigado pessoal pelas visitas  e por ler nossas noticias!
💜

Um comentário:

  1. O urubu-rei era conhecido pelos índios por urubutinga que significa urubu-branco.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!