Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Macuquinho Eleoscytalopus indigoticus

aA aveA ave mais interessante dessas últimas passarinhadas foi o Macuquinho Eleoscytalopus indigoticus! Já havia um certo tempo que eu perseguia esse registro e quis a sorte  que sua foto  coincidiu com o número 400 de registros feitos por mim para o site Wiki Aves. No sábado dia  7.9.2013, quase que consegui fotografa-lo depois de um bom tempo tocando o play back para atraí-lo. Consegui visualiza-lo, percorrendo o chão da mata, passando pelas folhas secas, muito parecido com um ratinho se esgueirendo por cima da serrapilheira da mata,  mas, depois de certo tempo ele se escondeu e parou de vocalizar. Antes disso, creio qie me viu e emitiu uma voz de alarte aspera e sumiu dentro da mata. Já no domingo dia 8, dei mais sorte e consegui algumas fotos.


A visualização, no meio da serrapilheira, troncos e folhas secas no chão da mata. O macuquinho é uma ave que se esconde e rasteja no chão escuro da mata, procurando insetos entre as folhas secas e no solo.


Essa foto mostra ele escalando um tronco, procurando sair à frente.

Finalmente o bichinho dá um pouco de chance! Ele se mostrou todo, por cima das folhas secas, mas nesse momento, justo, faltou luz e a foto ficou meio granulada.


A foto mais nitida mostra o macuquinho tentando se alimentar entre folhas secas e vegetação rasteira.

Ressalto que essa ave não é fácil de ser registrada. Pude ver que ele parece não ser raro naquelas matas mas conseguir ve-lo é muito dificil devido seu comportamento arredio e os lugares em que frequenta: o chão escuro e penumbroso da mata. Por essa razão, fotografa-lo foi um exercício de paciência e disposição, tendo inclusive me deitado no chão da mata para não espantar essa ave tão caracteristica.

Agradeço aos amigos que nos visitam, apreciando fotos e fatos sobre nossas aves, tão belas quanto interessantes!

2 comentários:

  1. Oi jose tenho uma duvida crio um caboclinho so que duas pessoas mais velha me falarao que e uma femea como tiro essa duvida. abraço adriano duarte.

    ResponderExcluir
  2. José, parabéns pelo blog, muito legal mesmo. O encontro com esta pequena grande ave na minha cidade foi tb muito especial pra mim. Realmente é uma ave intrigante. O Daniel Esser muito bem a definiu como um ratinho que se veste de penas.rsrs

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!