Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

UM VISITANTE ILUSTRE: o Maçarico galego Numenius phaeopus

No sabado próximo  passado, tive a honra de conhecer e apreciar um  viajante de longo curso! Trata-se do Maçarico galego ou maçaricão,  Numenius phaeopus! Esse maçarico viaja muito, saindo do hemisfério norte e chegando até a America do Sul. Encontrado no norte da Europa, Ásia e América do Norte; inverna do sudoeste da Europa e África, passando pelo Oriente Médio. medem aproximadamente 42 cm, fica fácil de identificá-lo pelo seu tamanho e bico longo e recurvo como os dos Guarás. Não é comum aqui em nosso Estado, tendo apenas um registro no WA para Conceição da Barra. Aqui nas proximidades de Vitória foi a primeira vez que conseguimos foto dele e registra-lo.:



Esse maçarico foi encontrado nas pedras limosas da Ilha do Boi, em local habitado por muitas outras aves marinhas  como as batuíras de bando, os Piru-pirus, as vira-pedras e outras aves. Curioso ele ficou por cerca de uma semana no local e recentemente não o vimos mais. Não  era muito arisco ou espantado, e permitia a aproximação do observador até uns 7 metros de distância!



A alimentação desse maçarico, pelo que observamos no seu forrageio na ilha do  boi, foram os pequeninos caranguejos e sururus que vivem grudados nas rochas, frequentemente submersas pelas ondas e pela maré.




Frequentemente vistoriava as pedras e algas atrás de algum alimento. Seu tamanho permite ser reconhecido quase que de imediato e sua coloração também é muito bonita! O detalhe do bico é um caso à parte, possuindo um charme especial o fato de ter a ponta meio encurvada. Pudemos observar o quanto esse detalhe anatomico é útil para o bicho.:



Com  ele, o Numenius pode explorar buracos e cavidades quase inacessíveis para outras aves, dotadas de bico menos especializado. é sabido que muitos animalejos que vivem na vaza da maré e nas pedras se escondem nesses buracos como os caranguejinhos e aí o maçaricão se aproveita. Vários colegas do COA, avisados por este observador, estiveram na ilha fazendo fotos do Numenius.



Nesse  último dia em que o vi, depois de muito trabalho, o maçarico  fez  uma pausa para descanso. Contou-me sobre suas aventuras, que não são poucas, visto sair do Canadá e ir até a Argentina em voo próprio não é para qualquer  um! Ainda mais viajando solitário! 

Um abração em todos nossos amigos visitantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!