Nos dois últimos fins de semana, dias 31 de agosto e 09 de setembro pp. estivemos de novo na Mata fria, municipio de Afonso Claudio, estado do ES a fim de se observar aves. De novo tivemos a sensação de ótimo lugar para se passarinhar, com registros e fotos muito interessantes. Desta feita, o que me chamou muito a atenção foi o registro das espécies de piolhinhos do genero Phyllomyias.
Esse aí encima pode ser considerado como o mais comum ou encontradiço. Trata-se do Piolhinho comum, Phyllomyias fasciatus, é uma avezinha muito encantadora que possui uma vasta área de distribuição. Antes já o tinha registrado nas matas de Domingos Martins, na pousada Hospahaus. Também gravei seu canto gracioso que está no Wiki Aves. Ouçam o áudio:
O piolhinho chiador, Phyllomyias burmeisteri, já tinha sido registrada nas matas do parque da Cantareira em São Paulo(somente o canto!). Agora pude fotografa-lo:
Também consegui gravar seu canto:
O piolhinho verdoso, Phyllomyias virescens é outro passarinho muito gracioso e interessante. Esse, infelizmente, não consegui gravar seu canto.
E finalmente, o piolhinho serrano, Phyllomyias griseocapilla , também fotografado nas proximidades da mata fria:
Pode ser observado que aves graciosas, em torno de 11-12 cms de comprimento, comportamento mais ou menos parecido e muito encantandores!
Um abraço amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!