Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Olho Falso, Hemitriccus diops.


CONHECENDO O "OLHO FALSO", um simpático e discreto morador da mata!

 Trata-se de uma pequena ave, medindo em torno de 10-11 cm. de comprimento. Seu apelido de "olho falso" advém de sua plumagem. Uma pequena mancha amarelada junto ao olho, dando-lhe uma aparência de um olho estendido.


Avezinha muito interessante e curiosa. Habita a mata ou capoeiras altas. Gosta muito do sub-bosque da mata, onde entoa seu chamado  estridente, não muito alto. Pousa nos arbustos paralelos à trilha dentro da mata. Tem uma certa semelhança com a Catraca, Hemitriccus obsoletus, e o canto é parecido. Aqui no estado do Espirito Santo é ave da cadeia montanhosa, não sendo encontrado nas baixadas quentes. Essa foto acima, conseguimos clicar em nossa recente excursão à Reserva de Águia Branca a cerca de 1.000 metros de altitude.

Porém, segundo o Wiki Aves, em alguns estados pode ser registrado até mesmo em matas de restingas, ou seja, na baixada litorânea.

Ave da família Rhynchocyclidae, não é uma espécie comum, antes, trata-se de ave incomum. Não chega a ser rara, estando listada pela IUCN  como pouco preocupante. Alimenta-se de insetos: lagartas verdes capturadas nas folhas das árvores, moscas grandes, baratas, grilos. Pertence á subordem Tyranni, aves marcantemente insetívoras.

O objetivo desta postagem foi destacar uma ave normalmente desconhecida para a maioria das pessoas, ressaltando a riqueza muitas vezes desconhecida das nossas matas.

OBRIGADO: Pessoas que nos honram com suas visitas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!