Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2023

O Sabiá barranco, Turdus leucomelas, ave adaptada à cidade!

 Turdus leucomelas, o Sabiá barranco, originalmente considerado uma ave florestal, ou como diz o Wiki Aves, uma ave semiflorestal, adaptou-se muito bem no ambiente urbano arborizado como o bairro Jardim da Penha em Vitória.

Como o bairro é bastante arborizado e ainda limita-se com áreas verdes próximas como o mangue do campus da UFES, presumimos que essa adaptação processou-se de forma muito calma e natural.


É ave muito comum, e nessa época do ano, primavera, onde estão sempre nidificando, podemos ouvir o seu canto calmo e monótono com muita frequência.






Recentemente fui surpreendido com a ave nidificando no prédio onde moro. A ave escolheu para colocar seu ninho em uma bifurcação de encanamentos na área comum do prédio.


É o único turdídeo aqui no nosso bairro. No campus da universidade, aqui próximo, ele tem a companhia do sabiá poca, Turdus amaurochalinus, e,  até o momento, são os únicos sabiás que já registrei aqui nessa parte da cidade. Até mesmo o Sabiá laranjeira, Turdus rufiventris, tão citado para muitos locais, ainda não o vimos por aqui.

Em seu livro Passaros do Brasil, Eurico Santos, cita esse sabiá, e diz que "É cantor de boa escola e, quando a vidinha lhe corre bem, com um olho muito esperto para os frutos e o outro namorando a jovem companheira, encarapita-se numa grimpa e, embocando a sua flauta, atira para o anfiteatro amplo da mata ou da campina a sua canção límpida. É um elogio rimado ás delicias da vida, ao amor e aos frutos capitosos, mas com uma pontinha de romantismo, sentimentalismo de poeta. Canto esse, que os caboclos, ás vezes interpretam com motivos tristes e saudosos, como sendo um "Eu plantei e não nasceu, apodreceu, frio, frio".

Então, são essas as nossas impressões desse vizinho simpatico e que, algumas vezes, nos surpreende também com um sinal de alerta arranhado e rascante, assustado, como se quisesse nos prevenir de algum perigo!

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!