Translate

domingo, 24 de setembro de 2023

Tesourinha da Mata, Phibalura, nidificando.

 Dia 23 de setembro, estivemos passarinhando na Reserva Águia Branca, situada no município de Vargem Alta, uma maravilhosa reserva de mata atlântica, possuindo mais de 2.000 hectares de mata nativa em excelente estado de conservação. Grande extensões de mata secundária convivem com partes de mata primária  nessa reserva.

Nosso grupo do COA/ES, composto nesse dia por 10 pessoas, registramos 86 espécies de aves nessa excursão. Mas o destaque da Tesourinha foi mesmo  emocionante.


Phibalura flavirostris, o macho, no ninho, nidificando.

Essa espécie foi uma das quatro cotingas que registramos nesse dia na Reserva Águia Branca. Ouvimos a vocalização da Araponga, Procnias nudicollis em vários locais, E na parte de mata  mais alta e primária, ouvimos também o Corocoxó, Carpornis cucullata e ouvimos muito o Tropeiro da Serra, Lipaugus lanioides.

A reserva, situa-se na área montanhosa do Espirito Santo, há uma altitude de 1.000 metros e por essa razão, possui uma avifauna adaptada a essas alturas.


Não vimos a fêmea, mas, um pouco mais tarde, pude registrar outro macho se alimentando em uma árvore frutífera da mata.

A construção do ninho, feito com liquens e situado a cerca de 10 metros de altura, ficando exposto aos perigos dos predadores.






Individuo visto se alimentando nessa árvore, há uns 20 metros de altura. Outro macho, que supomos não ser aquele que vimos no  ninho.







Phibalura flavirostris é, como todos os Cotingas, uma ave muito difícil de ser encontrada. Está classificada pela IUCN como espécie Quase ameaçada e, de fato, em nossas observações e passarinhadas, confirmamos que é espécie rara. A retirada das matas, fazendo com que a floresta seja transformada em uma "colcha de retalhos", mosaico de fragmentos não conectados e quase sempre distantes uns dos outros, dificulta bastante a preservação dos Cotingídeos.
Enquanto não temos essa consciência arraigada em nossa população, contentamo-nos com esses avistamentos pontuais mas que nos enchem de alegria e esperança.
Mas, sem ilusões: essas aves incríveis somente sobreviverão se a mata for preservada.

Um muito obrigado a todas as pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!