Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Nidificação do Bem-te-vi pirata!

 






O Bem-te-vi pirata, Legatus leucophaius é uma ave da família Tyrannidae, habitante de quase todo o Brasil. É considerado o "menor dos bem-te-vis rajados".


Trata-se de ave que possui um comprimento médio entre 15 a 17 cms.

Aparenta ser migratório em certos locais devido a seus hábitos de vocalização.

Normalmente a partir do mês de setembro, quando começa o período de nidificação, esse Bem-te-vi passa a vocalizar insistentemente.


Ao contrário de outras aves da família Tyrannidae, que são, predominantemente, insetívoras, o pirata, trata-se de ave que se alimenta principalmente de frutos. Inclusive chegando a alimentar seus filhotes, como pode ser observado na foto, com esses alimentos.


Nessas notas narramos nosso encontro com um casal dessa ave, nidificando na estrada marginal da Reserva de Duas Bocas, município de Cariacica, neste estado do Espirito Santo.



o apelido de Bem-te-vi pirata" advém do comportamento desse pássaro na época da nidificação.!

Essa ave não constrói seu próprio ninho, em vez disso, se apropria de algum outro  ninho construído por outra espécie de ave!

No nosso caso presente, o ninho ao lado, foi "alugado" pelo Bem te vi pirata! Pode ser observado que se trata de um ninho construído pelo Bico chato de orelha preta Tolmomyias sulphurescens!

Nossa observação foi agora no dia 25 de fevereiro, e notamos que os filhotes já estavam crescidos, quase saindo do ninho. O casal revezava-se na procura e alimentação dos filhotes, mantendo um deles como sentinela nas proximidades do ninho.

A desconfiança de tratar-se de ave migratória, talvez seja infundada, já que a ave nidifica em nosso território. Fica entretanto, a observação que é notado principalmente entre os meses de setembro a março, que coincide com a época de nidificação.



A ave saindo do ninho após alimentar os filhotes!

O ninho, construído pelo Bico-chato, não estava muito alto, talvez uns 5 metros de altura. Não conseguimos ver quantos filhotes tinham dentro, mas, estimamos que eram dois filhotes.







Portanto essa ave possui algumas particularidades interessantes para o observador de aves: a) sua alimentação frutívora, destoando da maioria de seus congêneres da família Tyrannidae, b) A aparência de ser migratório, pois "some" entre os meses de Abril a Agosto. Talvez o certo seria considerar que nesse intervalo essa ave chama menos a atenção por não vocalizar tanto como no verão. c) Seu hábito de se apropriar de um ninho alheio em beneficio exclusivo próprio.

O Bem-te-vi pirata habita a mata ou a borda da mata, sendo ave frequente e não está ameaçada de extinção!

Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!