Translate

sábado, 25 de setembro de 2021

A Tesourinha da mata, Phibalura flavirostris, em Vargem Alta.

 Já havíamos registrado a Tesourinha da mata, Phibalura flavirostris, antes, em 2015, durante visita que fizemos ao Parque Natural do Caraça em Minas Gerais.


Na ocasião, registramos quatro indivíduos e ficamos muitíssimos agradecidos por conhecer esse Cotinga, que como tal, é ameaçado pelo desmatamento. 







Desde então, não havíamos mais encontrado essa espécie. Até agora recentemente, em setembro, nos dias 15 e 16, quando novamente encontramos a espécie, desta vez, três exemplares. Sendo que um casal procurava local para fazer o ninho já com vistas a atual temporada de nidificação nessa primavera que se inicia.

A Tesourinha da mata é uma ave classificada pela IUCN  na categoria NT, nova ameaçada. Essa ameaça decorre principalmente pela redução das matas. É uma espécie que não é encontrada com facilidade. Em nossas excursões, como relatamos, em seis anos é apenas a segunda vez que a encontramos. Alimenta-se de frutos e insetos, havendo relatos de que alimentam os ninhegos com insetos o que provavelmente ajuda no crescimento dos filhotes com mais rapidez, ao contrario de outras cotingas que fazem isso apenas com frutas. Em locais onde são mais comuns, chegam a formar pequenos bandos de até oito indivíduos.

O casal de Tesourinhas, pousado a pouca altura na árvore. Essa depressão do tronco, talvez, possa ser usada como local do ninho já que a árvore possui em seu tronco muitos musgos e liquens.  Esse material, comumente é usado pela Tesourinha para confeccionar seus ninhos.

O casal espreitando os intrusos.




 Nessa foto, temos o macho com um pequeno graveto no bico, provavelmente a ser usado no ninho.

Segundo informações que tivemos, a Tesourinha pode ter até duas posturas por temporada. Uma em setembro/outubro e outra em janeiro/fevereiro. As posturas são de dois ovos.
Isso também é uma característica boa  para a preservação da espécie, já que alguns cotingas, tem postura de apenas um ovo.







Mapa de ocorrência da Phibalura flavirostris, retirado do site Wiki Aves.; https://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_tesourinha-da-mata.


Os pontos em vermelho são os locais de ocorrência onde a espécie já foi registrada. Observar que Tesourinha é uma ave da mata atlântica, mas que ocorre também em localidades mais para o interior como no Mato Grosso do Sul.


O Registro de aves da família COTINGIDAE, sempre é comemorado por nós, posto que, são geralmente aves florestais e como tal, que sofrem algum grau de ameaça.  E foi com esse sentimento que produzimos a matéria anterior, com um pequeno vídeo mostrando a vocalização da Araponga, Procnias nudicollis em uma manhã lindamente ensolarada no lugar. E no caso presente da Tesourinha, além da importância do registro, não há como deixar de admirar a beleza e graça dessa tesourinha.

AGRADECEMOS às pessoas que nos visitam!!


2 comentários:

Muito obrigado pela visita e comentário!