Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O Gavião de cauda curta, Buteo brachyurus,em Vitória.

 Recentemente estivemos no Parque Estadual da Fonte Grande, área preservada existente nos morros circundantes à capital do Estado do Espirito Santo. A surpresa foi encontrarmos dois indivíduos do Gavião de cauda curta, Buteo brachyurus, caçando em área descampada próxima ao local das torres das estações de TV.



O Gavião de cauda curta é um predador de porte médio, com cerca de 35-45 cm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos como é comum na família Accipitridae.

Trata-se de um predador bastante ativo e eficiente, capturando presas de bom tamanho e ágeis. Captura tanto pequenos mamíferos, como aves, lagartos, cobras. Porém, estudos recentes demonstraram que é um gavião especializado em caçar aves, principalmente pássaros.

Avista-lo no local foi interessante para se observar suas técnicas de caça e os métodos utilizados para capturar suas presas.




Este gavião tem uma das técnicas de caçadas mais interessantes: costuma planar a certa altura e quando vislumbra alguma presa, deixa-se cair do alto onde se encontra até o local onde se encontra a presa. É uma técnica semelhante à empregada pelo Gavião-pato, Spizaetus melanoleucus, espécie muito maior e grande predadora.




Quando pensávamos que seriamos premiados apenas com esse individuo, eis que aparece outro espécime, porém, com plumagem de coloração normal predominando o branco.



O Buteo brachyurus, com plumagem normal, morfo claro, onde predominam tons de branco,
.
O individuo acima, de cor predominando para o negro, encontra-se em sua fase chamada de morfo escuro.

Apesar do nome popular de Gavião de cauda curta, a cauda essa ave não é curta conforme podemos observar nessas fotos. Esse nome, provem do latim, onde brachyurus significa cauda curta, não tendo  portanto qualquer conotação relativa ao tamanho da cauda da espécie observada na natureza.

É um gavião relativamente fácil de ser observado aqui em Vitória, já são 17 fotos, desta espécie, nesta data na plataforma Wiki Aves. Ocorre desde o Sul dos EUA e México até a Argentina e em todo o Brasil.
Os individuos morfo escuro desse gavião podem dificultar um pouco a identificação por parte do observador. O Gavião urubu, Buteo albonotatus  apresenta muitas semelhanças, mas a distinção pode ser feita baseando-se em dois detalhes: O Gavião urubu é maior ( 51 cm de comprimento)  e apresenta um padrão das faixas na cauda diferente. Apresenta a base da cauda com uma faixa negra bem destacada, enquanto o Brchyurus tem a cauda barrada com várias faixas brancas.

Agradecemos às pessoas que nos visitam!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!