Translate

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Conhecendo uma Sanã vermelha albina!

 Recentemente o amigo e colega passarinheiro do COA/ES e da AMOAVES,  Roberto O. Silva nos brindou com o registro de uma Sanã vermelha, Laterallus leucopyrrhus nos brejos de altitude na zona rural do município de Domingos Martins neste estado do Espirito Santo. Vide reg,: https://www.wikiaves.com.br/4456803. Então, no dia de ontem, 25-8-2021 estivemos no lugar, acompanhados do Roberto, para tentar, também, fotografar essa Sanã, tão curiosa e tão especial!

Sanãs são aves da família Rallidae, e diferem das Saracuras, dentro da mesma família, pelo porte geralmente menor. Essa Sanã vermelha, por ex. tem um comprimento médio de 17 cm. Outras saracuras como a Saracura-sanã mede 30 cm., a Sanã carijó tem 21 a 24 cm., a denominação Sanã, portanto, inferimos é aplicada popularmente devido ao tamanho dessas aves, mas que possuem comportamento e hábitos idênticos às saracuras.

REGISTRO NOSSO DO DIA 25-8-2021, da sanã vermelha:



Laterallus leucopyrrus muito arisca e desconfiada.

Nessa pequena abertura da vegetação de Taboas, Tipha domingensis, conseguimos as fotos,

O albinismo se caracteriza pela perda total dos pigmentos, tanto de melanina quanto de carotenoides. Nessas situações, a ave apresenta a plumagem toda ou parcialmente branca e olhos e outras partes adquirem cor avermelhada. As aves com albinismo geralmente são mais sensíveis à luz solar.


A ave chegou até essa pequena clareira procurando alimento no pequeno córrego.











A abertura da vegetação, de onde conseguimos as fotos.
com o Zoom para se se apreciar detalhes da ave e seu albinismo.
















Encerramos nosso relato desse encontro com a Sanã vermelha albina, nas montanhas do Espirito Santo. Muito obrigado a nossos visitantes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!