Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

COTINGAS EM VARGEM ALTA, ES.

 

Nos dias 14 a 16 de setembro estivemos na zona rural do município de VARGEM ALTA neste estado do Espirito Santo, a fim de observar aves. Ficamos muito felizes, pois conseguimos registrar quatro cotingas residindo na área. Ressaltamos que esse local, fica a uma altitude de cerca de 1.100 metros, sendo originalmente todo ocupado pela mata atlântica.

Ouvimos muitas arapongas, Procnias nudicollis, conforme pode ser visto e ouvido no pequeno vídeo abaixo.

Também registramos uma boa população de Corocoxós, Carpornis cucullata, vários Tropeiros da Serra, Lipaugus lanioides e também vimos três indivíduos da Tesourinha da mata, Phibalura flavirostris,

Cotingídeos são aves exigentes quanto ao tamanho e conservação das matas, daí nossa alegria com a constatação de que essas espécies, tão típicas de nossa avifauna, resistem nas matas remanescentes.





A região é até hoje, muito florestada com matas em ótimo estado de conservação.  Pelo programa Google Earth, pudemos traçar uma régua com extensão equivalente a 16 km de comprimento por cerca de 11 km de largura no maior remanescente florestal que observamos no local onde visitamos. Tratam-se de matas nativas, a maioria secundárias, mas com porte de mata alta. Essas medidas que  fizemos, comportam apenas extensão do maior remanescente dessas matas que foi onde visitamos. Essas medidas compreendem cerca de 176 km2 de matas, por alto, o que perfazem cerca de 18.000 hectares no mínimo. Sem contar demais remanescentes. Essas observações podem ser comprovadas observando-se esse vídeo que juntamos.

Posteriormente faremos uma postagem com fotos da Tesourinha, a Phibalura, já que os demais cotingas nos apenas ouvimos, não conseguimos fotografar.

Muito obrigado a todos que nos visitam!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!