Translate

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Um Principe em Vitória!

 Pyrocephalus rubinus  é uma ave tão linda que recebe o apelido de "Príncipe". Agora no inicio deste mês de Outubro e final de Setembro, um individuo adulto apareceu aqui dentro de Vitória, capital do Estado, ficando alguns dias no Parque Municipal da Pedra da Cebola.



O Príncipe adulto que apareceu no Parque Pedra da Cebola.

Fotografado no dia 01.10.2021 na Pedra da Cebola.








O Príncipe, Pyrocephalus rubinus é uma ave migratória. Aparentemente, pelos registros que observamos no Wiki Aves, no Espirito Santo a ave aparece de passagem duas vezes por ano. Temos registros nos meses de outono, de abril a junho e no segundo semestre, os registros ocorrem em setembro e outubro. É difícil estabelecer uma direção a esses movimentos. Estados mais ao norte, como a Bahia, por exemplo, apresentam quase a mesma sazonalidade que o Espirito Santo. Porém, no Sul do país, os registros predominantes ocorrem nos meses de verão. Talvez a movimentação dessa ave seja passar o verão no sul do país e os movimentos em direção ao norte ocorrerem a partir do outono. Retornando ao Sul/sudeste na primavera e verão.

A estadia do Príncipe em Vitória, atraiu muitos observadores de aves do COA/ES, para conseguir fotografar essa belíssima ave. Toda essa movimentação deve-se à beleza da ave e também à dificuldade de vê-lo por aqui. De fato, trata-se de ave que não é comum aqui em nossa região, aparecendo apenas nas migrações como essa que presenciamos.

Segundo o Wiki Aves, a ave costuma fazer a migração aos pares, mas o individuo que fotografamos estava solitário.










Agradecemos às pessoas que nos visitam!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!