Translate

domingo, 17 de outubro de 2021

Nossos registros do Falco deiroleucus, o FALCÃO DE PEITO LARANJA.

 


Falco deiroleucus, o Falcão de peito-laranja, é uma ave da família Falconidae, possuindo todos os atributos típicos dos falcões mais representativos da família. Diz-se que o Falcão peregrino, o Falco peregrinus pode ser considerado como o paradigma da família. E nesse caso, nosso Falcão de peito laranja, tem características muito próximas ao peregrino, como veremos a seguir. Esses Falcões típicos, são aves com uma aerodinâmica própria para caçadas rápidas em locais abertos. São “projetados” pela natureza para a perseguição aérea a suas presas (aves) em alta velocidade. Suas asas são estreitas e pontudas e são mais indicadas para voos rápidos e rasantes procurando as presas no ar. Esses falcões, são agrupados no gênero Falco, possuem o bico afiado como um alicate de fio, apresentando um grande dente na maxila.(SICK, 1997). E além desses requisitos, também possuem uma visão altamente apurada com uma capacidade de vista muito perfeita a grandes distâncias!

Essas características anatômicas, como as asas pontudas e seu dente na maxila, são visíveis em algumas fotos do Falco deiroleucus. Com todas essas propriedades, esses falcões são exímios caçadores em campo aberto. Algumas espécies de outros gêneros, mesmo que ótimos caçadores como os Micrastur possuem habilidades diferentes, mais adaptados a outras situações.

O Falcão de peito laranja é uma ave com cerca de 30 cm de comprimento, o macho, e a fêmea 40 cm. É muito semelhante ao Cauré, Falco rufigularis na plumagem, mas, segundo SICK, quando se tem os exemplares das duas espécies nas mãos, percebe-se logo que o falcão de peito vermelho é maior e mais potente. Alguns estudiosos consideram mesmo que este falcão é o substituto geográfico e ecológico do Falcão peregrino na América tropical. Fato esse muito curioso. Segundo o site Wiki Aves, esse Falcão está listado pela IUCN na categoria de NT- Quase ameaçada. Sempre foi considerado raro. Apesar de citado com ocorrência em quase todo o Brasil, muitos estados ainda não têm qualquer foto dessa espécie no site Wiki Aves! Nesse quesito, podemos ver que o Espirito Santo tem sido privilegiado, registrando a espécie em doze municípios até esta data.

Até pouco tempo atrás, a situação de campo desse falcão era pouco conhecida. SICK, p.ex.,  em seu livro Ornitologia brasileira, de 1997, informa que “ não se conhecem, segundo parece, dados sobre sua reprodução no pais”. Mas, atualmente, como pode ser verificado no Wiki Aves, existem várias fotos mostrando a nidificação desse falcão, inclusive, a ave na companhia de filhotes ainda com plumagem de ninhegos.

Apresentamos a seguir, dados sobre nosso registro da espécie em Domingos Martins, ES, dentro da zona urbana da cidade, feito recentemente, em 05.10.2021.

Fomos guiados pelo colega do COA/ES e AMOAVES, o Eraldo Klein, a quem muito agradecemos a oportunidade de poder ver e registrar essa ave a uma distância razoável.

Observamos que o local onde o Falcão estava e tem sido registrado, é muito semelhante aos locais onde já o tínhamos visto anteriormente, indicando, talvez uma preferência ecológica da espécie. Trata-se de  escarpas de rochas graníticas vizinhas à mata circundante.  A ave parece que escolhe para nidificar esses locais, onde, aparentemente, fica protegido pela vegetação e pode cuidar de sua prole no ninho feito nas  cavidades da pedra. Em sua nidificação, conforme fotografias que podem ser vistas no Wiki Aves, aparentemente a ave cria dois filhotes.

No intervalo de tempo que estivemos no local, o individuo que, imaginamos, ficou "de guarda" manteve-se quase sempre discreto em seu poleiro. Poucas vezes a ave fez sobrevoos pequenos nas vizinhanças e nessas ocasiões, quase sempre vocalizou. Sua vocalização é parecida com a voz do Cauré, Falco rufigularis. 

Todas as vezes que encontramos esse falcão ele estava em locais com essas características. Foram os seguintes os registros:

1)   1)   Primeira vez que o encontramos, na Serra dos Três Pontões em Afonso Claudio.  O Falcão apareceu voando rápido e perseguindo uma Águia serrana, Geranoaetus melanoleucus. A foto foi tirada “no susto”, e por isso não ficou aproveitável. Mas é possível perceber pela coloração a silhueta de Falco deiroleucus. Toda a geografia do lugar condiz com os demais registros dessa ave.

2)    2)  Em Domingos Martins, também, em área na zona rural. Local de mata muito próxima de pedreiras. Essa foto foi publicada no Wiki Aves, mas a ave estava há uma grande distância, o que não permitiu uma melhor observação.

3)    3) O Último registro é este que ora comentamos. Quando a ave se encontra próxima à zona urbana de Domingos Martins, mas em uma área de mata bem encostada nas encostas graníticas.




Foto feita nos Três Pontões, Afonso Claudio em 2011. O falcão perseguia uma águia serrana, G.melanoleucus. Provavelmente um comportamento de proteção do ninho, que poderia estar próximo.








Matéria sobre o Falcão de Peito laranja na revista A.O. Atualidades ornitológicas de Setembro/Outubro de 2002.









Exemplo de local onde Falco deiroleucus costuma construir seu ninho. Esta escarpa de granito foi onde encontramos a ave, agora no dia 05.10.2021.













 Na encosta, provavelmente aguardando a fêmea que se encontrava no ninho.

Foto feita em 5.10.2021 em Domingos Martins, ES, Brasil.
















Imagem retirada do site Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) mostrando a distribuição dos registros de Falco deiroleucus.

Os pontos vermelhos são os locais de registro da ave.

Observar que fora dos dominios da Amazônia, a concentração dos registros é maior no Estado do Espirito Santo, onde até esta data foram verificados 84 registros da espécie.








 
Classificado pela IUCN  como QUASE AMEAÇADO, esse falcão é mesmo difícil de ser encontrado! Entretanto, desconfiamos que as ameaças a esse Falcão não são oriundas de perseguição ou até mesmo supressão de florestas. Observando seu comportamento ficamos com a intuição que trata-se de uma ave naturalmente rara. Os locais que usa para nidificar são lugares quase sempre inacessíveis e por isso mesmo pouco visados para exploração econômica. Perseguir uma ave dessas para mata-lo, também percebemos ser difícil pois trata-se de ave muitíssimo desconfiada e de longe já monitora quem se aproxima. Então, esperamos que com a cobertura vegetal atual, seja possível manter as populações atuais dessa espécie tão interessante e bonita!


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

SICK, H. Ornitologia Brasileira, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.

MASI, A. A.O. Atualidades Ornitológicas, vl. 109, set./Out.2002 Falcão de Peito vermelho, Falco deiroleucus.

Wiki Aves, Enciclopédia das aves do Brasil.




Finalizamos essas pequenas notas sobre o Falcão de peito laranja, o Falco deiroleucus, agradecemos as pessoas que nos visitam!!.















































































M



R







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!