Translate

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Nova visita: Calidris pusilla, o Maçarico rasteirinho!

 


As pedras molhadas de musgos da Ilha do Boi aqui em Vitória, capital do Estado do Espirito Santo, tem estado movimentadas nesses dias. Apesar das abundantes chuvas dessa primavera, que tem dificultado nossas viagens a outros lugares, esse local da Ilha do Boi tem recebido viajantes ilustres, que fazem viagens muito longas, até de 10.000 Km. de distancia.

Nessa manhã presenciamos outro viajante internacional, o aqui chamado Maçarico rasteirinho, ou Calidris pusilla, segundo sua certidão de batismo.

Trata-se de outra avezinha pequena, medindo comumente 13 a 15 centímetros. A tradução de seu nome para o português, fica: pássaro minúsculo, cinza da orla, segundo o site WikiAves. De fato, o rasteirinho é mais gracioso ainda que o Maçarico pintado, que entrevistamos nessa semana mesmo. A propósito, os dois maçaricos se estranharam hoje de manhã, com o pintado expulsando nosso herói rasteirinho várias vezes.


Um dos momentos em que o Maçarico pintado, Actitis macularius expulsou o Maçarico rasteirinho Calidris pusilla do local de alimentação.












Essas águas que escorrem nas pedras da Ilha do Boi, atraem muito os maçaricos porque são habitadas por inúmeros pequenos animais que servem de alimentação para os maçaricos. Por essa razão, a disputa territorial.

Esse maçarico tem seu local de nidificação nas tundras canadenses e no Alasca. Sendo portanto um migrante de longas distâncias. É considerado pela IUCN  como uma ave quase ameaçada, na categoria NT.







No Brasil, as maiores concentrações dessa ave tem sido registradas no norte e nordeste do país, sempre no litoral. No Sudeste e Sul, os registros tem sido menores e aqui mesmo no Espirito Santo, conta-se apenas quatro ocasiões em que essa ave foi registrada. A última, anterior a esse nosso registro de ontem, foi em novembro de 2016, já quase quatro anos portanto.

Portanto, trata-se de um registro importante para nossa cidade e para os amantes das aves!!




Agradeço às pessoas que nos honram com suas visitas a essa página! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!