Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Reencontro com Tringa semipalmata.

 O Maçarico de asa branca, Tringa semipalmata, migrante boreal que em sua jornada até o sul do continente passa por Vitória, reapareceu  na Ilha do Boi, quase 4 anos depois:


No final de outubro, em mais uma de nossas visitas diárias até a localidade de Ilha do Boi, aqui dentro de nossa capital do Espirito Santo, tivemos a alegria de 0bservar um único individuo do Maçarico de asa branca, o Tringa semipalmata no meio de um bando de Pirus-pirus, Haematopus palliatus. Infelizmente a ave não ficou muito tempo, e logo atravessou o canal em direção ao sul, no caso, parando nas pedras da beira mar, já no município de Vila Velha.


Quando voa, podemos observar as faixas brancas na asa, origem de seu apelido, Maçarico de asa branca.
Trata-se de espécie de bom tamanho, medindo cerca de 33 a 41 cm. segundo o Wiki Aves, sendo, portanto, um dos maiores maçaricos migratórios. Tem uma envergadura de asas de 56-66 cm. de comprimento.








Na ilha do Boi, são abundantes os sururus e pequenos caranguejos que se escondem na vegetação de algas ou alfaces marinhas. Na foto ao lado, podemos ver nosso herói se alimentando de um sururu.

Pelas nossas observações, acreditamos que se não forem perturbados, esses maçaricos podem ficar alguns dias na Ilha do Boi, antes de prosseguirem viagem!
Não foi o caso desse individuo!









Tringa semipalmata é um maçarico oriundo da América do Norte, que quando chega o outono, migra para o sul, até o sul do Brasil, Chile e Argentina. Os registros que fizemos, portanto, em Vitória, situada no paralelo 20 graus sul, são paradas em sua longa viagem. Lembramos que essa é a segunda vez que registramos esse grande maçarico na Ilha do Boi. A primeira vez ocorreu em 24-11-2016, e na ocasião, também registramos apenas um individuo migrante.


Essa belíssima ave, possui duas subespécies conhecidas, ambas migram para o Brasil.

Agradecemos às pessoas que nos visitam!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!