Translate

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Maçarico branco, Calidris alba.

 A temporada de registros de maçaricos na Ilha do Boi nesta cidade de Vitória, aproxima-se do fim. Ao longo dos anos, esses registros tem acontecido entre os meses de setembro a novembro. O ultimo maçarico a aparecer  foi o Calidris alba, o maçarico branco:

Aqui em Vix, eles apareceram nas pedras da Ilha do Boi, nas proximidades da praia. Mas nesse dia não estávamos presentes e não fotografamos essas aves.

As fotos aqui postadas foram tiradas no dia 07-11-2020 no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha em Guarapari e mostram um bando de uns 10 indivíduos migratórios desse maçarico.
Esse Calidris, como outros maçaricos que aqui pernoitam, são aves migratórias, que saem de seus locais de reprodução próximos ao polo norte e que logo dos primeiros sinais do inverno, migram para o sul, para passar o verão próximo ao polo sul.


Trata-se de um dos maçaricos mais frequentemente registrados aqui no ES, aparecendo quase todos os anos nessa época. São relativamente pequenos, cerca de 18 a 20 cm. de comprimento e alimentam-se de pequenos vermes, caranguejos, minhocas, que capturam nas pedras e praias. Nos últimos anos, constam até o momento 104 fotos de registros desse maçarico para todo o Estado do Espirito Santo.

O  nome Calidris alba refere-se a sua cor, alva e tendendo para o branco nos meses de inverno. Em outras épocas, principalmente durante a reprodução, sua plumagem muda, apresentando tons de vermelho-tijolo na face e garganta. 

Muito obrigado, amigas e amigos que nos visitam!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!