Translate

domingo, 29 de novembro de 2020

ZÉ CARIOCA em Sertão Velho!

 Estivemos na localidade de Sertão Velho, proximidades da Reserva de Duas Bocas, na última sexta feira dia 27-11-2020, e olha quem encontramos  la:




O Apuim de cauda amarela, Touit surdus é um belíssimo papagainho, considerado como ameaçado de extinção, e registrado na UICN na categoria VU. Suas populações diminuíram devido principalmente à derrubada das matas.

É uma espécie endêmica da Mata atlântica ocorrendo desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. Escasseou em toda essa região, sendo mais encontrado nas florestas de tabuleiro do litoral, do Rio de Janeiro até Alagoas.



Segundo o Wiki Aves e a IUCN, o Apuim está vulnerável.

As vezes registramos esses apuins voando, sempre em bandos ou as vezes aos casais. Dessa vez, encontramos esse pequeno Zé Carioca, solitário, dentro da mata.

Ouvindo o vozear das aves, notamos no meio delas, discretamente, a voz desse papagainho. Colocamos sua voz no gravador e imediatamente ele respondeu e veio até nós. Nervoso, curioso, talvez procurando se "enturmar" com novos companheiros!

Em sua magistral e fundamental obra sobre a Avifauna brasileira, Ornitologia brasileira, uma introdução, lançada em 1985, Sick já listava o Apuim como Ameaçado de extinção. Aparentemente ele está até mais ameaçado que seu primo Apuim de costas pretas, Touit melanonotus.

Essa diminuição de população, parece ser mesma, oriunda principalmente da supressão das matas, pois nunca vimos esse papagainho como animal de estimação ou de gaiola.


Nosso primeiro registro e foto desse papagainho foi em 2001, conforme essa foto, ruim, que depositamos no Wiki Aves em 2011.:


A foto,  também em Sertão Velho, mostra um Apuim de cauda amarela se alimentando da fruta de uma Clusia no interior da mata. Lembramos que essa fruta também é muito procurada pelo Apuim de costas pretas.







Vamos apoiar e rezar para que esse belíssimo papagainho consiga escapar das ameaças de extinção.

Obrigado amigas e amigos que nos visitam!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!