Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Parasita em Colônia de Japus.

 O Japu Psarocolius decumanus, é, nas palavras de Eurico Santos, "Um imponente passarão de respeitável bico e imponente cauda amarela".



Japu voando recentemente nas matas da localidade de Sertão Velho, município de Cariacica, Estado do Espirito Santo, Brasil.








São aves da família Icteridae e possuem o curioso hábito de nidificarem em colônias, construindo ninhos em formato de bolsas que ficam pendentes nas árvores da mata. Essas bolsas podem ser longas, e, no caso do Psarocolius decumanus costumam ter quase ou até mais de 1 metro de comprimento.
Japus protagonizam um dos mais belos espetáculos de nossas matas, com suas colônias e a vibração que causam nas redondezas onde estão localizadas. Essa colônia da foto apresenta cerca de 30 ninhos e foi onde fizemos essas fotos, no dia 27-11-2020.







Conforme  já noticiamos aqui, outra ave, da mesma família Icteridae, famoso por se tratar de um parasita, costuma frequentar as colônias dos japus sem serem notados!. Nessa foto à esquerda, podemos observar uma fêmea de Molothrus oryzivorus, a Iraúna grande, bisbilhotando um dos ninhos do Japú. Ela não preda seus ovos ou filhotes, o que ela quer é depositar seu ovo lá dentro. Transferindo assim suas obrigações maternas para os japús.




Aqui à esquerda, o macho desse predador tão astuto. o Molothrus oryzivorus.

Inclusive, esse individuo, foi fotografado na mesma região de Sertão Velho.








É incrível que os Japus não incomodam essas fêmeas das Iraúnas! As fêmeas chegam a inspecionar vários ninhos escolhendo o que mais lhe agradar para por seus ovos!
Não se sabe qual o principal efeito nocivo dessa predação. Imaginamos que alguns filhotes dos Japus devem ser sacrificados para que seu primo intruso possa ser alimentado e  crescer saudável.

Esse é mais um flagrante curioso do mundo das aves em nossa região e publicamos aqui para conhecimento das pessoas.


Obrigado amigas e amigos que nos visitam!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!