Translate

segunda-feira, 2 de março de 2020

Pomba Trocal em Coqueiral de Aracruz

A Pomba trocal,  Patagioenas speciosa,  é uma pomba silvestre, de tamanho grande, medindo cerca de 30 cm e habitando a mata alta em grande parte do Brasil.





Relatamos o encontro com essa pomba, dois individuos, talvez um casal, neste domingo 01 de março por volta das 17 hs., à tardinha, no bairro de Coqueiral, municipio de Aracruz. O local são os remanescentes de mata alta que envolvem o bairro. Estavam longe, mas foi possível com facilidade confirmar a ID dessa pomba.
Mesmo sendo uma espécie florestal muito arisca, o curioso foi registra-la praticamente dentro da zona urbana, já que Coqueiral é uma área urbanizada cercada por cinturões de mata nativa. O detalhe que chamamos a atenção para outros birders é o comportamento da ave próxima ao anoitecer. Nessa situação, a ave empoleirou em uma árvore alta e seca por cima, ficando um bom tempo observando as imediações.

Quem quiser procura-la, deve estar atento a suas preferência ecológicas. Prefere matas altas da baixada litoranea, matas quentes do litoral. Por essa razão tem sido registrada nas reservas da Vale e Sooretama. Até hoje não foi encontrada nas matas montanhosas.


Avistamos, eu e Aninha, duas Pombas Trocal, calmamente no crepúsculo, no alto de arvore em Coqueiral.

Foto das duas P. speciosa.









Obrigado a todas pessoas que nos honram com suas visitas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!