Translate

terça-feira, 24 de março de 2020

Elaenia chilensis: Guaracava de crista branca.


Elaenia chilensis, fotografada em 22 de março de 2020, de dentro de minha residência no Bairro de Jardim da Penha em Vitória, ES, Brasil.

Notar os pequenos frutos da figueira Ficus sp.

Era grande a movimentação de aves nessa árvore à procura de alimento.










Uma ave pequena e graciosa, medindo cerca de 15 cm. E com cores discretas, verde olivácea e possuindo dois caracteres muito distintivos: a faixa branca no píleo da ave, mostrando-se algumas vezes como uma pequena crista branca e duas faixas laterais das remiges primárias bem destacadas, de cor branca amarelada. Possui ainda um tênue anel Peri-oftálmico, de cor amarela apagada. Segundo o Wiki Aves, http://www.wikiaves.com.br/wiki/guaracava-de-crista-branca. É uma espécie migratória, habitando regiões de clima temperado ou subtropical. Seu registro em áreas mais quentes como esse agora em Vitória, seria devido  a sua migração que começa em março, em direção ao norte, invernando no norte do Brasil.


Talvez a dificuldade de se registrar essa ave, seja além de seu comportamento tímido e discreto, também a correta  ID.

Neste caso, eu estava colocado acima da árvore e podia lá de cima visualizar os detalhes das aves na figueira. As fotos capturaram as partes superiores da ave o que mostrou a pequena crista branca. Um observador debaixo da árvore teria mais dificuldade em identificar essa ave tão interessante!

Sobre a alimentação dessa ave, como todos os tiranídeos, certamente os insetos constituem um importante item alimentar, mas no WA existem fotos da espécie comendo pequenos frutos. Estas fotos  foram tiradas quando a ave visitava uma figueira exótica, a Ficus benjamina. Não vi a ave se alimentando dos frutinhos da Ficus que estava carregada, mas talvez seja esse o motivo de estar ali. Ressalto que em minha experiência como passarinheiro ainda não conhecia essa ave. Foi um lifer para a minha coleção!  E com a maior sorte, pois estava observando as aves que visitam essa figueira quando observei logo esse tiranídeo discreto e fleumático na árvore.  Comparada com os sanhaços e Bem-te-vis, que a todo momento acorriam à arvore com grande movimentação, observei essa Elaenia até tímida e reservada.



A ave graciosa e seu pequeno topete! Nos dois posteriores, segunda e terça feiras, observei novamente a figueira e não percebi nova visita da ave. Talvez seja mesmo o trajeto da migração rumo ao norte.








Muito obrigado às pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!