Translate

terça-feira, 3 de março de 2020

BRASIL RECEBE 52 ARARINHAS AZUIS!

A Ararinha azul, Cyanopsitta spixii é um psitacideo nativo do Nordeste do Brasil, considerado como "Provavelmente extinto na natureza",  vitima que foi, principalmente dos traficantes de aves.
A última esperança para a sobrevivência da espécie é a criação em cativeiro. Já era famosa como simbolo da luta pela conservação no Brasil, mas obteve destaque internacional junto ao grande público com o filme Rio de Fernando Meirelles. No Brasil, restam apenas 13 exemplares em cativeiro. Mas a imprensa noticiou hoje, que uma pequena população de 52 indivíduos está sendo encaminhada ao Brasil para ajudar na recomposição da população nativa.



Foto de autoria do "Projeto Ararinha azul"

último macho encontrado na natureza, em 2000.





















Um dos jornais  que noticiaram o importante fato:


https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/06/07/brasil-vai-receber-50-ararinhas-azuis-da-alemanha.ghtml

A noticia deve ser comemorada, mas essa operação, de transferência dessas ararinhas para o Brasil, está causando preocupação nos ambientalistas conhecedores do assunto e da situação da Ararinha. Os riscos existentes para a adaptação dessa nova população ao nordeste do Brasil, são muitos e importantes. Essa operação, infelizmente, não é garantia que uma nova e promissora fase na luta pela preservação da Cyanopsitta spixii.

Matéria interessante abordando esses riscos da operação podem ser lidas no portal O ECO.

https://www.oeco.org.br/reportagens/especialistas-demonstram-preocupacao-sobre-projeto-de-reintroducao-das-ararinhas-azuis/

Esperamos que estejam equivocados e o projeto de reintrodução obtenha sucesso para propiciar o retorno da Ararinha à sua terra natal e o Brasil, ter de volta uma de suas aves mais bonitas e interessantes!

Obrigado pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!