Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2020

OS GAVIÕES DA QUARENTENA DO CORONAVIRUS.

Nesses dias de quarentena devido ao perigo do Coronavírus, a solução tem sido passarinhar na varanda do apartamento. E nesse caso, sou um privilegiado pois nosso AP tem uma varanda de bom tamanho e visão para dois lados da rua no bairro. A quantidade e abundancia das aves tem surpreendido a todos do COA/ES que tem incentivado muito esse tipo de atividade durante nosso confinamento. Nesse post apresento algumas fotos do grupo de aves de rapina que registramos no AP durante esses 15 dias da quarentena! Todas as fotos foram feitas com a câmera Canon 5D Mark IV e com a lente Canon 100-400 mm IS II.


O Carcará Caracara plancus é uma ave muito comum e se adapta muito bem à zona urbana. Essa foto é de um adulto e um jovem.
Predador oportunista e muito versátil alimenta-se de uma grande variedade de alimentos, desde pequenos animais mortos até pequenas aves, lagartixas e cobras. e também ratos. Já foi visto na companhia de urubus atacando carcaça de animais mortos.







O Gavião carijó Buteo magnirostris, talvez seja o Gavião predador mais comum dentro das cidades.
Esse é um verdadeiro predador, capturando sempre presas vivas, principalmente pequenas aves. Seu comportamento de caça é tipico dos "predadores profissionais" chegando sorrateiramente próximo ao local da presa, mantendo-se oculto à espera do momento certo. Ou então, pode ficar horas empoleirado, à espera de uma oportunidade para atacar uma presa ocasional. Pode ser encontrado tanto dentro das cidades quanto dentro da mata ou capoeiras!



Se o Gavião carijó é um verdadeiro predador, matador de presas vivas, o Carrapateiro Milvago chimachima é o contrário: pode ser descrito como um gavião dócil, que faz mais barulho que ação! Seus alimentos são carrapatos que retira do lombo dos bovinos ou pequenos vermes, grandes insetos, etc. 

A foto ao lado mostra um jovem.

É uma ave muito comum, existindo dentro das cidades ou na zona rural, ausente de áreas florestais, é um gavião campestre.




O Falcão de coleira Falco femoralis é uma ave predadora campestre. É ave comum, mas na cidade é visto mais onde a cobertura vegetal é mais extensa, formando bosques ou bairros arborizados.
É um gavião loquaz e hábil caçador, principalmente de aves como rolinhas.
É um dos maiores falcões existentes no ES, perdendo em tamanho apenas para o Falcão peregrino e o Falcão de peito laranja.

É comumente registrado em nosso bairro,



Ao lado, flagrante do Falco femoralis após a captura de um pássaro e levado para antena de um prédio próximo.















O Falcão quiriquiri, Falco sparverius, também é um Falcão bastante predador. É o menor de nossos falcões e habita todo o continente americano. Mede de 21 a 30 cm. É um predador muito eficiente, capturando pequenas aves, lagartixas, cobras, ratos.
É bastante ativo e bravo em seus ataques e investidas.








É difícil ver o Gavião-de-cauda-curta, Buteo brachyurus dentro da cidade. Esse aí estava planando em frente da varanda, sobrevoando a região do canal do Rio da Passagem.

A exemplo do Gavião carijó, trata-se de um verdadeiro predador. A diferença ecológica entre esse gavião, brachyurus  e  o magnirostris é que ele gosta mais de planar em locais abertos, visualizando longe, um comportamento tipico de grandes predadores como o Gavião pega macaco Spizaetus tyrannus, ou o Gavião pato, Spizaetus melanoleucus.  Aproveita muito as correntes térmicas para alcançar grandes alturas de onde examina o terreno abaixo. Quando localiza a presa, deixa-se cair, precipitando-se a grande altura numa manobra espetacular para surpreender a vitima. É um comportamento muito usado principalmente pelo Gavião pato Spizaetus melanoleucus. Caça aves e mamíferos. Tamanho entre 35 a 45 cm. com a fêmea maior que o macho.

Muito obrigado pessoas que nos visitam!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!