Translate

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O NEINEI, Megarynchus pitangua

O Bem-te-vi Pitangus sulphuratus é uma das aves mais comuns do Brasil. Com uma semelhança incrível, outro tiranideo, o Neinei, Megarynchus pitangua é frequentemente confundido com ele.



Neinei fotografado de minha varanda (em quarentena devido ao Coronavírus).

Pode ser observada diretamente a principal diferença para com o Bem-te-vi: seu bico muito grosso e forte, que faz que em algumas regiões do Brasil seja conhecido como "Bem-te-vi de bico grosso". 
Os hábitos das duas espécies também são parecidos, mas o Neinei é algo mais florestal.Não se expõe tanto como o Bem-te-vi. Apesar de viver também dentro de cidades, procura sempre os lugares com vegetação mais densa, com arvoredos. A maneira mais fácil de identificar as duas espécies, é com certeza o canto. Ambos são muito vocais, mas com vozes bem diferentes. O Bem-te-vi deve seu apelido a seu canto muitíssimo conhecido: "Bem-te-vi.. bem-te-vi...,bem-te-vi.....principalmente quando se reúnem em pequenos grupos nas copas das árvores e fazem suas conhecidas algazarras! Já o apelido do Neinei também tem origem onomatopaica, pois seu canto é um enjoado "Neinei...  neinei...neinei..." às vezes estridente". Também possuem outras vozes acessórias.


Ao lado, Bem-te-vi, Pitangus sulphuratus, fotografado da mesma varanda durante esta quarentena. Observar que apesar da semelhança de plumagens, o bico do Bem-te-vi é bem mais fino e delgado que o do Neinei.,
   




O neinei, mostrando nitidamente porque também é conhecido pela alcunha de Bem-te-vi de bico grosso". Esse bico do Neinei além de mais grosso também é mais chato que do do Bem te vi comum

  



Nessa foto acima, pode ser observado o bicão do Neinei, inclusive mostrando como também é achatado! Daí as alcunhas de Bem-te-vi de bico grosso e  também Bem-te-vi de bico chato.

O Neinei é uma ave onívora, se alimentando de insetos e frutinhas, mas, se tiver oportunidade, também filhotes de outras aves, pequenos lagartos, etc.

Seu comportamento é mais tímido que o do Bem-te-vi, mas também é ave comum, não estando ameaçada. É presa de gaviões que habitam o mesmo local como o Gavião carijó, Buteo magnirostris ou o Gavião de cauda curta Buteo brachyurus.

OBRIGADO  AMIGAS E AMIGOS VISITANTES!!!
                                                                                                                                                                                    
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!