Translate

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sterna paradisaea: ID dificil mas conclusiva

O Trinta réis ártico Sterna paradisaea, é uma espécie de ave marinha migratória, talvez seja a que executa mais longas migrações, chegando a viajar às vezes, mais de 40.000 km! No Brasil suas ocorrências são raras e esporádicas.

Pois temos um relato para fazer, do registro dessa espécie difícil aqui em Vitória, capital do ES.

No dia 8 de junho próximo passado, estive no pier dos pescadores da Praia do Suá acompanhado dos colegas Rafael Boni, Evandro Limonge e Gustavo Soares. Lá pudemos ver uma multidão de trinta réis de bico vermelho, de bando e  do trinta réis real e no meio deles, um individuo do Trinta réis do ártico. Isso mesmo, apenas  um individuo em meio a muitos outros trinta réis de outras espécies:


Nosso herói é o individuo solitário, à esquerda da foto e um pouco distanciado dos demais. Observem o tamanho menor desse trinta réis se comparado com o trinta réis de bando presente na pedra.

A ave periodicamente realizava voos  com seus companheiros de outras espécies e numa dessas consegui fotografa-lo razoavelmente perto:


Houve dúvidas em sua ID mas finalmente com a colaboração de outros colegas foi possível identificar esse raro trinta réis como visitante em nossa cidade. Observamos que os bandos maiores já se foram e esse exemplar que ficou provavelmente é um retar datário que ainda mantem a plumagem tipica do descanso reprodutivo.



Encerramos assim essa  noticia, boa, para nós passarinheiros.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!